XXV Semana Cultural da UC celebra o património material e imaterial

A 25.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra realiza-se entre 1 e 15 de março e tem como tema "Horizonte". A programação completa já se encontra disponível.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
24 fevereiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

O tema Horizonte “tanto nos convida a olhar para trás como a projetar o futuro”, acredita o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta. Já é conhecido o programa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra (SCUC) que se apresenta, entre 1 e 15 de março, com cerca de 40 iniciativas ligadas ao “Horizonte”.

De acordo com Delfim Leão, “um dos aspetos essenciais da SCUC é que a Universidade de Coimbra saia da Alta e dos limites da cidade universitária”. Em 2023, a Semana Cultural reúne uma programação “intensa” com performances, concertos, teatro ou música que revela “uma descentralização em todas as atividades”. No ano em que se assinalam os dez anos da classificação da Universidade: Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade, também a SCUC quer mostrar como “o património é utilizável e utilizado todos os dias, e é claramente vivo”, acrescenta Delfim Leão.

Eis o que pode fazer:

A oferta cultural da SCUC, adianta ainda o responsável, pretendeu-se aberta a todos e “não apenas à comunidade universitária, nem para uma faixa etária. Há atividades para toda a gente”, garante o Vice-Reitor, destacando, por exemplo, algumas iniciativas direcionadas a crianças, “propostas por escolas e feitas para que os mais novos sintam que a cidade também é delas”. “É um programa transversal pensado para todos os gostos”, defende o responsável.

Para além das iniciativas culturais, o programa apresenta ainda atividades convergentes. O objetivo é “expandir o tempo da SCUC e proporcionar espaço de debate”.

A “esmagadora maioria das iniciativas é gratuita”, sublinhou Delfim Leão, e o programa já se encontra disponível em https://www.uc.pt/semanacultural