XXVI Semana Cultural da UC quer ser uma “polifonia de vozes”

“Voz” é o tema escolhido para a próxima semana cultural da Universidade de Coimbra. As candidaturas encerram a 4 de novembro.

MC
Maria Cano
KP
Karine Paniza
03 outubro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

“Peço a palavra”. A expressão proferida por um jovem estudante da Academia coimbrã, “num gesto que parecia inconsequente, foi a raiz que acelerou a revolução de Abril”. O Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, relembra o episódio anterior ao 25 de abril e que serve como inspiração para a “Voz”, o tema da XXVI Semana Cultural.

Apresentado esta terça-feira, 3 de outubro, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC), o tema está alinhado com as celebrações dos 50 anos do 25 de abril que se comemoram em 2024. É preciso “perceber que aquilo que damos como um dado adquirido, a liberdade de expressão, não era assim”, adverte Delfim Leão.

É com o tema “a voz, assim no singular para lhe darmos uma força omnipresente e omnipotente, mas que depois se desdobra em mil outras vozes”, esclarece Delfim Leão, acrescentando que são “essas múltiplas perspetivas, essa polifonia de pensamento, de expressão, que queremos e esperamos convocar com o tema desta Semana Cultural”.

Eis o que pode fazer:

A 26.ª Semana Cultural decorre de 1 a 15 de março de 2024 e as candidaturas estão abertas até 4 de novembro. “Apelamos aos nossos parceiros culturais que se unam a nós para formarmos um coro de vozes”, diz o Vice-Reitor.

As entidades podem candidatar projetos artísticos em vários géneros: Exposição, Música, Teatro, Dança, Cinema, Instalação Artística, Performance e Atividades para Crianças.

Mais informações e formulário de candidaturas em https://www.uc.pt/semanacultural.