A Faculdade mais nova da UC comemora 27 anos

João Paulo Rebelo, secretário de Estado para a Juventude e o Desporto, esteve presente nas comemorações da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

19 fevereiro, 2019≈ 4 mins de leitura

A 19 de fevereiro de 1992 era criada a área de Ciências do Desporto e Educação Física, pela mão do então reitor Rui de Alarcão. Hoje, ao celebrar 27 anos de existência, a Faculdade junta “820 estudantes inscritos nos diversos cursos e unidades curriculares” e é “uma referência ao nível nacional”, reflete o diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC), António Figueiredo.

Presente na cerimónia esteve o secretário de Estado para a Juventude e o Desporto, João Paulo Rebelo. “É de grande importância a existência desta faculdade quando todos os anos se formam aqui técnicos, se formam recursos e se formam pessoas que ajudam a termos mais e melhor desporto no País”, afirmou o responsável governamental.

Durante o Dia da Faculdade, destaque para a inauguração do auditório Rui de Alarcão, no Pavilhão 2 do Estádio Universitário. “Não podiam ter encontrado uma forma mais feliz de celebrar o aniversário [da FCDEUC]”, sublinhou João Paulo Rebelo. O secretário de Estado destacou a “colaboração que aqui existiu para os Jogos Europeus Universitários” que foi “absolutamente extraordinária”. As requalificações feitas na faculdade permitem, de acordo com João Paulo Rebelo, que “haja um legado para esta universidade e para esta região”, e que permitiu, por exemplo, a realização do “maior evento multidesportivo que existiu em Portugal”.

Auditório Rui de Alarcão inaugurado no Dia da FCDEF-UC

Denominado Auditório Rui de Alarcão, “por ter sido o reitor que teve a visão de apresentar e defender” a existência da FCDEF, o novo espaço apresenta 180 lugares sentados. António Figueiredo defende que o auditório vai permitir à FCDEF “ter duas coisas fundamentais: aulas magistrais” e, ao mesmo tempo, “para nos tornarmos autónomos relativamente a ações cientificas como seminários, congressos, fóruns e outros similares que concorrem para missão da faculdade”.

“Mais do que comemorar um aniversário, fazemo-lo com força. E a energia está presente não apenas por inaugurarmos um espaço novo”, acrescentou o reitor da UC, João Gabriel Silva. O novo auditório Rui de Alarcão “é o reflexo direto da estratégia” da UC, afirmou o responsável destacando “o cuidado na utilização de recursos, com o máximo de reaproveitamento do que existe”. Para João Gabriel Silva o desafio passa por “fazer coisas relevantes para o mundo” e “aqui está um reflexo desse desafio” na FCDEF.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe