Com “evolução na continuidade”, o Jardim Botânico, Museu da Ciência e Imprensa da UC têm novos diretores

Tomada de posse aconteceu no dia 1 de março, dia da Universidade de Coimbra.

01 março, 2021≈ 4 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Teresa Girão, Paulo Trincão e Alexandre Dias Pereira são os novos diretores do Jardim Botânico, Museu da Ciência e Imprensa da Universidade de Coimbra (UC), respetivamente.

Após quase dois anos em funções na direção do Museu da Ciência da UC, Teresa Girão assume agora a direção do Jardim Botânico da UC, com “total empenho e absoluto trabalho contínuo, não será diferente no Jardim Botânico – é esse o meu compromisso”, garantiu. “Saibamos, toda a comunidade académica, a região e o País, reconhecer este que é o seu património, a sua importância para a conservação da biodiversidade, para o ensino e para a investigação, para a divulgação de ciência, em particular a sensibilização para o conhecimento da diversidade vegetal, das alterações climáticas e da utilização sustentável de recursos”.

“Este museu guarda, entre muitas coisas, um património com 250 anos – um património da UC e do próprio País e é uma tarefa brutal, de ser guardião de património nacional”, acredita Paulo Trincão. O diretor promete dar o seu contributo para que todo esse património continue a ser “bem gerido e que veja reconhecida a sua importância”.

Alexandre Libório Dias Pereira afirma que “se o cargo é honroso, maior ainda é a responsabilidade”. O diretor da Imprensa da UC (IUC) ressalta que o trabalho que se propõe a desenvolver consiste sobretudo em dar continuidade ao que já tem vindo a ser desenvolvido pela IUC, ou seja que ela continue a ser “a mais antiga, a maior e a mais inovadora das imprensas académicas lusófonas”.

Manter todas as conquistas anteriores e ir ainda mais longe são os votos do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, para aos novos diretores das três Unidades de Extensão Cultural e de Apoio à Formação da UC, garantindo que há “uma evolução na continuidade”.

Reveja a cerimónia de tomada de posse na integra aqui:

 

Veja algumas fotos do evento aqui:

Cerimónia de Tomada de Posse da Diretora do Jardim Botânico, do Diretor do Museu da Ciência e do Diretor da Imprensa da UC

 

Karine Paniza e Marta Costa
Partilhe