“Árvores por livros”: Imprensa da UC promove evento para assinalar reflorestação da mata do Observatório

Ação comemorativa da plantação de 250 árvores na mata do Observatório Geofísico e Astronómico da UC (realizada em dezembro) decorre na quarta-feira, 20 de março, a partir das 14h30.

RS
Rui Marques Simões
18 março, 2024≈ 3 mins de leitura

Na próxima quarta-feira, 20 (dia em que se inicia a primavera), a Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) organiza uma ação comemorativa da plantação de 250 árvores na mata do Observatório Geofísico e Astronómico da UC (OGAUC), realizada em dezembro de 2023. A iniciativa, intitulada “Árvores por livros no equinócio da primavera”, decorre a partir das 14h00, convidando a comunidade a vir conhecer as espécies arbóreas que vieram reflorestar uma área afetada pelo furacão Leslie (2018).

A mata do Observatório, no Alto de Santa Clara (Coimbra), perdeu, na sequência do furacão Leslie, mais de 50% do seu coberto arbóreo de cedros (que tinham sido plantados na década de cinquenta do séc. XX, após a inauguração do recinto que contém o edifício principal e as cúpulas astronómicas). A recente oferta de 250 árvores pela Imprensa da UC - integrada no compromisso da IUC relativamente à neutralidade carbónica – permitiu iniciar a recuperação da vegetação, em moldes ecológicos (através da plantação de espécie autóctones como o sobreiro, o carvalho-cerquinho e a oliveira), fazendo a ligação ao corredor verde que liga esta zona à Escola Superior Agrária.

A iniciativa “Árvores por livros no equinócio da primavera” – que também assinala os 250 anos das primeiras obras publicadas pela IUC, em abril de 1774 – contempla uma sessão de boas-vindas a grupos escolares que vêm contactar com a biodiversidade da flora do Observatório e realizar atividades ligadas às estações do ano e às árvores plantadas.