Imprensa da UC promove três conversas no Festival Literário Internacional de Óbidos 2023

Iniciativa decorre no sábado, dia 14, com a participação de autores e docentes da Universidade de Coimbra.

11 outubro, 2023≈ 3 mins de leitura

No dia 14 de outubro, a Imprensa da Universidade de Coimbra promove três conversas em torno de três livros, no The Literary Man Óbidos Hotel, integradas na programação da 8ª edição do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos 2023. As conversas terão a participação de autores e docentes da Universidade de Coimbra, mas também do músico Sérgio Godinho e de José Gaspar, da Associação Activar.

A primeira conversa, sob o tema “O trilho do caminho”, agendada para as 11h15, parte da obra Walking & Cycling, uma nova geografia do turismo, de Paulo Carvalho, docente e investigador da Universidade de Coimbra, e conta com a participação do autor, de Carlos Gonçalves, da Universidade de Coimbra, e de José Gaspar, da Associação Activar.

A partir das 14h15, sob o tema “O fio do azeite”, tem lugar uma conversa a partir da obra Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos, de Paula Barata Dias et al., numa sessão que conta com a presença de Paula Barata Dias, Sérgio Rodrigues e António Pereira Coutinho, da Universidade de Coimbra.

A última conversa, com o tema “A linha da fronteira”, está marcada para as 17h15 e parte do livro Manifesto a Crioulização, do músico e poeta Mário Lúcio Sousa (antigo Ministro da Cultura de Cabo Verde), na qual participam Pedro Góis e Manuel João Quartilho, da Universidade de Coimbra, e ainda o músico e poeta Sérgio Godinho.

O Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos 2023 realiza-se entre 12 e 22 de outubro na vila de Óbidos e nesta edição volta a reunir escritores, leitores, artistas, músicos, livros e expositores, contando com uma programação dividida em cinco capítulos - Autores, Folia, Educa, Ilustra e Boémia.

Programa:

Três conversas em torno de três livros | Imprensa da Universidade de Coimbra
Local: The Literary Man Hotel

- 11h15: O trilho do caminho
(a partir do livro Walking & Cycling, uma nova geografia do turismo, de Paulo Carvalho)
Conversa com Paulo Carvalho (Universidade de Coimbra), Carlos Gonçalves (Universidade de Coimbra), José Gaspar (Associação Activar)

- 14h15: O fio do azeite
(a partir do livro Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos, de Paula Barata Dias et al.)
Conversa com Paula Barata Dias (Universidade de Coimbra), Sérgio Rodrigues (Universidade de Coimbra) e António Pereira Coutinho (Universidade de Coimbra).

- 17h15 A linha da fronteira
(a partir do livro Manifesto a Crioulização, de Mário Lúcio Sousa)
Conversa com Pedro Góis (Universidade de Coimbra), Manuel João Quartilho (Universidade de Coimbra) e Sérgio Godinho (músico, poeta)