À descoberta de Saturno com o Observatório da UC

A 26 de agosto o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra abre as portas e convida a observar a "Oposição de Saturno", momento em que o planeta dos anéis é mais visível a partir da Terra.

AB
Ana Bartolomeu
MC
Maria Cano
17 agosto, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Em oposição no céu, “Saturno vai parecer maior e mais brilhante”, explica a monitora do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC), Ana Vasconcelos. “É dos melhores dias para o observar”, o que leva o OGAUC a abrir as portas ao público para uma sessão de observação noturna.

A 26 de agosto Saturno fica alinhado entre o Sol e a Terra e vai “refletir-nos quase diretamente a luz do Sol”. Durante a sessão de duas horas, os participantes vão também poder ver “constelações que estejam no céu” e desvendar curiosidades sobre o Espaço que nos rodeia.

“Enquanto Observatório temos a missão de desmistificar” algumas crenças vulgarizadas na sociedade. Ana Vasconcelos dá como exemplo a Estrela Polar, conhecida por ser a mais brilhante no céu. No entanto, “é uma estrela igual às outras”.

Ainda em agosto, no dia 19, está agendada uma sessão de planetário e uma visita ao OGAUC. Os participantes são levados a conhecer a coleção museológica do Observatório, onde se encontram instrumentos de observação e medição astronómica dos séc. XVIII e XIX. Ana Vasconcelos destaca ainda a visita ao espetroheliógrafo, “um instrumento que tira fotografias do Sol desde 1926, quase ininterruptamente".

Todos os meses, o Observatório da UC abre as portas ao público em geral. A agenda de atividades pode ser consultada no site do OGAUC ou nas redes sociais.

Agosto no Observatório Geofísico e Astronómico da UC

Dia 19:

Sessão de Planetário: 10h30 -11h15 | Normal: 5€; Comunidade UC, Sénior (65+anos), Criança/Jovem (5-18 anos): 3€; Criança (até 4 anos): Grátis

Visita "À Descoberta do Observatório": 10h30 - 12h00 l Programa Completo inclui: Sessão de Planetário + Espetroheliógrafo + Coleção Museológica | Normal: 7€; Comunidade UC, Sénior (65+anos), Criança/Jovem (5-18 anos): 5€; Criança (até 4 anos): Grátis

Dia 26:

Observação: "Oposição De Saturno": 21h00 - 23h00 | Preço único: 2€; Criança (até 4 anos): Grátis | Atividade sujeita a cancelamento devido a más condições meteorológicas.

Todas as atividades têm vagas limitadas e estão sujeitas a inscrição através do e-mail: visitas.oga.astro@fct.uc.pt