Prémio Joaquim de Carvalho atribuído a obra de João Pissarra Esteves

14 dezembro, 2020≈ 5 mins de leitura

A obra “Comunicação política e democracia”, de João Pissarra Esteves, foi escolhida como a vencedora da 11.ª edição do Prémio Joaquim de Carvalho, instituído pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC). O galardão vai ser entregue na quarta-feira (dia 16 de dezembro), às 17h30, na Sala do Senado da UC. A cerimónia, que terá presenças limitadas (no cumprimento das orientações das autoridades de saúde, no contexto da pandemia de Covid-19), será transmitida em direto para toda a comunidade universitária em www.uc.pt/emdireto.

A obra foi selecionada entre os 80 títulos publicados pela IUC em 2019, tendo sido destacada pelo júri multidisciplinar do Prémio devido ao seu relevo e atualidade. No parecer final, o júri ressaltou o mérito do trabalho ao analisar uma problemática “de grande delicadeza e com uma evolução não esperada em décadas anteriores, mostrando como a comunicação social, um elemento fundamental na implantação das democracias modernas, liberais e representativas, se transformou (…) num fator de risco e mesmo de ameaça para a própria democracia”.

O Prémio Joaquim de Carvalho distingue trabalhos de investigação ou divulgação científica que tenham sido publicados pela IUC no ano imediatamente anterior. O galardão, no valor de 3000 euros, homenageia o académico humanista, republicano e demoliberal Joaquim de Carvalho, figura ímpar da história da IUC e seu último administrador antes da extinção da instituição, decretada em 1934 pelo então Primeiro-Ministro António de Oliveira Salazar. A Imprensa da UC só veio a ser reativada em 1998.

Sobre o autor:

João Pissarra Esteves é Doutor em Ciências da Comunicação e professor agregado nesta especialidade, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (onde exerce funções de Professor Associado). As unidades curriculares da sua regência a nível de estudos graduados e pós-graduados são Sociologia da Comunicação, Comunicação Política e Teorias Sociais Para a Comunicação (licenciatura), Media e Sociedade, Comunicação e Ciências Sociais, Teoria da Comunicação e Sociologia da Informação (mestrados e doutoramentos).

Tem também lecionado a nível de estudos de pós-graduação noutras escolas, em Portugal (Universidade da Beira Interior e Instituto Superior de Serviço Social) e no Brasil (Universidade de São Paulo, UNISINOS, Universidades Federais do Rio Grande do Sul, da Bahia, de Minas Gerais e do Maranhão), e exercido atividades de investigação no Centro de Estudos de Sociologia, Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, Instituto de Filosofia da Linguagem e no Centro de Investigação de Media e Jornalismo.

Publica regularmente sobre temas de comunicação em revistas científicas e em obras coletivas da especialidade, nacionais e internacionais e foi organizador de números temáticos para a Revista de Comunicação e Linguagens (n.º 15/16 – Ética e Comunicação) e Media & Jornalismo (n.º 18/vol.10 – Digital Divides/Fracturas Digitais).

Sobre a Imprensa da UC:

Atualmente, o catálogo da Imprensa da Universidade de Coimbra conta com mais de mil títulos publicados desde 1998, além de 30 revistas científicas e 30 coleções e séries científicas e literárias. Tendo em conta a natureza de serviço público que desenvolve e o contexto crescente da Ciência Aberta, a grande maioria das obras da IUC encontra-se hoje em acesso aberto, de modo a promover a disseminação da produção científica da UC e dos seus parceiros entre o universo global de leitores.

Além de manter a produção de obras impressas e disponibilizar diretamente as obras digitais em Open Access, a IUC também disponibiliza as suas obras em formato digital e em print-on-demand, recorrendo a canais de distribuição de ampla cobertura e a nível mundial.

A Imprensa da Universidade de Coimbra encontra-se atualmente no top 3% das editoras com mais livros indexados no DOAB – Directory of Open Access Books. No último mês de outubro, a editora atingiu a marca de 600 livros na plataforma internacional.

Rui Marques Simões