Universidade de Coimbra e Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos assinam acordo de cooperação

28 maio, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) reforçou esta sexta-feira (28) os laços de colaboração com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com a assinatura do Memorando de Entendimento e do Plano de Atividades de Cooperação, para o triénio 2021-2023. “Na Universidade de Coimbra, a sustentabilidade não está na moda, sempre foi uma preocupação”, sublinhou o Reitor, Amílcar Falcão, na cerimónia de formalização da ligação entre a UC (através da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) do Instituto de Investigação Interdisciplinar) e a ERSE – “uma ligação que, não sendo nova, se renova”.

Este protocolo – celebrado na Sala do Senado, na véspera do Dia Mundial da Energia (29 de maio) – veio materializar um longo percurso de grande proximidade entre a UC, a EfS e a ERSE, com parcerias académicas e de formação, estágios e participações em eventos organizados pelas duas entidades nas temáticas de eficiência energética, energias renováveis, armazenamento de energia, mercados de energia, gestão da procura de energia e recursos energéticos distribuídos, entre outras. “Espero que toda esta colaboração possa ainda ser potenciada e que o primeiro conjunto de ações seja a semente de outro tipo de iniciativas”, perspectivou o Coordenador da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade, Manuel Gameiro da Silva.

“Quero manifestar o nosso total empenho e vontade em rapidamente concretizarmos novas atividades. Temos a expectativa e a vontade de cruzar a nossa prática regulatória com o vosso pensamento científico, a nossa especialidade mais monotemática com a vossa interdisciplinaridade do conhecimento, a vontade de cruzar a nossa tenra idade com a vossa secularidade”, declarou a Presidente do Conselho de Administração da ERSE, Maria Cristina Portugal. “Estes protocolos formalizam em bom momento a ligação histórica da UC à ERSE. Ter uma parceria mais forte e mais consolidada com a ERSE é para nós um motivo de confiança e motivação”, concluiu o Reitor, Amílcar Falcão.

Reveja aqui a cerimónia:

Rui Marques Simões e Karine Paniza