Universidade de Coimbra e Fundação Santander Portugal reforçam parceria plurianual

A renovação do protocolo de mecenato por um período de quatro anos foi realizada na Sala do Senado da Universidade de Coimbra a 24 de outubro.

Mv
Maria Cano e Karine Paniza (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
24 outubro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC I DCOM

“Fundamentalmente, com este protocolo com o Santander privilegiamos a componente do Empreendedorismo, da Inovação, da Internacionalização e da Mobilidade”. Estas são as principais áreas em que assenta a renovação da parceria plurianual entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Fundação Santander Portugal, de acordo com o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

O protocolo de mecenato foi assinado a 24 de outubro por Amílcar Falcão e pelo administrador executivo da Fundação Santander Portugal, Marcos Soares Ribeiro. “Hoje assinamos aqui um protocolo poderoso”, disse o responsável do grupo Santander, acrescentando que a Universidade de Coimbra "tem sido sempre uma instituição que tem colaborado e tem estado sempre na linha da frente na partilha de conhecimento”, contribuindo para “inovar e fazer progredir todos os projetos que, no final, contribuem para o desenvolvimento de Portugal”.

Eis o que pode fazer:

Também presente na cerimónia, a diretora do Santander Universidades, Inês Rocha de Gouveia, referiu que o “protocolo com a Universidade de Coimbra é um caso à parte” no panorama do ensino superior nacional. “É o nosso maior protocolo, é a nossa joia”, rematou.

O Reitor da UC enfatizou o aumento do valor constante na renovação do protocolo referindo que significa que o grupo Santander reconhece que a “UC tem feito um bom trabalho”. Amílcar Falcão sublinhou ainda que o “Santander é talvez o banco que tem uma melhor estrutura a nível internacional de um programa virado para as instituições de ensino superior”.

A cooperação entre a UC e o grupo Santander conta já com duas décadas e tem permitido a concretização de diversas iniciativas, tais como o Prémio Universidade de Coimbra, programas de promoção de empreendedorismo e investigação, assim como diversas bolsas.