A Universidade de Coimbra recebe amanhã (quinta-feira, 5), uma sessão de debate e balanço da iniciativa “Verão com Ciência”, que contará também com a apresentação de um relatório sobre a capacidade do Ensino Superior para responder aos desafios do mercado laboral no futuro. O evento “Skills 4 Pós-Covid – Verão Com Ciência” decorre a partir das 16h00, no Salão Nobre da Reitoria da UC, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

A iniciativa “Verão com Ciência” –  realizada no âmbito do programa “Skills 4 pós-Covid”, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) – promoveu o desenvolvimento, nos últimos meses, nas Universidades e Institutos Politécnicos, de “Escolas de Verão” com atividades presenciais de formação e investigação para estudantes de ensino superior que pretendessem aprofundar conhecimentos, a nível teórico e prático.

A Universidade de Coimbra foi a instituição de ensino superior nacional com mais iniciativas (nove “Escolas de Verão”) e estudantes apoiados (120). E é nesse seguimento que recebe o evento “Skills 4 Pós-Covid – Verão com Ciência”. A sessão de abertura, pelas 16h00, terá as intervenções Reitor da UC, Amílcar Falcão, da Presidente da FCT, Helena Pereira, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Depois, a Vice-Reitora da UC para a Investigação e 3º Ciclo, Cláudia Cavadas, e os investigadores e estudantes participantes no “Verão com Ciência” farão o balanço da iniciativa.

Seguir-se-á a apresentação de um relatório sobre a resposta do Ensino Superior aos desafios do mercado laboral do futuro (parte do programa “Labour Market Relevance and Outcomes – LMRO”, desenvolvido em conjunto pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e pela Direção-Geral da Educação, da Juventude, do Desporto e da Cultura. O documento vai ser apresentado por Andrea-Rosalinde Hofer, da OCDE, e Jörg Niehoff, da Comissão Europeia, com os resultados do relatório a serem comentados pela Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Serviços de Ação Social, Cristina Albuquerque.

A sessão de encerramento, pelas 17h10, vai contar com a intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

No cumprimento das orientações das autoridades de saúde, no contexto da pandemia de Covid-19, a sessão “Skills 4 Pós-Covid – Verão com Ciência” terá presenças limitadas (com parte das participações em formato digital), mas será transmitida em direto para toda a comunidade universitária em www.uc.pt/emdireto.

 

Programa: Skills 4 Pós-COVID Verão Com Ciência
Local: Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Coimbra
Data: 5 de novembro 2020
16:00: Sessão de abertura
Amílcar Falcão – Reitor da Universidade de Coimbra
Helena Pereira – Presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia
Manuel Heitor – Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
16:25: Verão com Ciência na Universidade de Coimbra 
Cláudia Cavadas – Vice-Reitora para a Investigação e 3º Ciclo
Curso não conferente de grau: Metodologias de Investigação Científica
Ana Carvalho – Coordenadora do curso
Escola de Verão: Investigação, Desenvolvimento e Inovação Interdisciplinar em Metabolismo Celular e Molecular 
Paulo Oliveira – Coordenador da Escola de Verão
Testemunhos de estudantes 
David Magalhães | Metodologias de Investigação Científica em Artes, Arqueologia e Património
Tânia Sousa | Biologia Computacional
Marta Nunes |Robótica e Aprendizagem Computacional
16:55: Skills 4 pós-Covid/LMRO Partnership (EN)
OCDE: Apresentação Progress Report
Andrea-Rosalinde Hofer – Economista, Centro para o Empreendedorismo, PME e Desenvolvimento Local da OCDE
Jörg Niehoff – Coordenador de Políticas para Cooperação Empresarial Universitária na Comissão Europeia, DG EAC
  • Comentários (EN): Cristina Albuquerque – Vice-Reitora dos Assuntos Académicos e Serviços de Ação Social
17:10: Encerramento
Manuel Heitor – Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 

Rui Marques Simões

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »