Celebrar dez anos a comunicar ciência – Rómulo quer continuar a crescer

O Rómulo - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra assinala o 10.º aniversário com um dia dedicado à comunicação de ciência e não só.

21 novembro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Rómulo – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra está de parabéns. Dez anos de centro que se assinalam a 23 de novembro, sexta-feira. O programa já está disponível e o convite, nas palavras do diretor do centro, Carlos Fiolhais, é para todos. “Vamos continuar a fazer o que temos feito, que é interessar os jovens, os estudantes e quem se sentir jovem, pela ciência, pelo conhecimento e saber. Teremos sempre as portas abertas para quem quiser «saber»”.

“O Rómulo cresceu muito”, conta Carlos Fiolhais. O que começou por ser “algumas prateleiras no Departamento de Física” é agora um “centro de recursos com cerca de 50 mil volumes que continua a crescer todos os dias”. Para o futuro, o responsável acredita que vai crescer ainda mais, principalmente por causa dos projetos novos, como o Rómulo Digital: “usando as novas tecnologias que a ciência proporcionou” o Rómulo – Centro Ciência Viva da UC vai ter à disposição “produtos sobre ciência e sociedade disponíveis de qualquer sítio do mundo”.

Ao entrar “na adolescência”, Carlos Fiolhais acredita que o centro “vai continuar a crescer”. Para o futuro, o diretor afirma que o Rómulo “vai ter um futuro quer presencial”, mesmo com alguns constrangimentos de espaço, quer “no sítio onde o espaço é virtual, e aí pode crescer ilimitadamente”.

Do programa de aniversário, o Rómulo Centro Ciência Viva vai organização um colóquio com o tema “Ciência para Todos”, sobre a comunicação de ciência em Portugal, a partir das 10h30. Acontece ainda, durante a tarde de 23 de novembro, a apresentação dos projetos Rómulo Digital e Escola Ciência Viva. A inauguração da exposição Feynman 100 está marcada para as 16h30.

Após o apagar das velas, pelas 18 horas, o Rómulo recebe a visita do escritor Afonso Cruz, que vai estar à conversa com todos os interessados.

Mais informações e inscrições aqui.

 

Marta Costa
Partilhe