Conheça alguns dos tesouros mais preciosos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

O ciclo de palestras "A Biblioteca da Universidade mostra (e explica) os seus tesouros" vai dar voz a alguns dos livros que estão à guarda da BGUC.

03 março, 2016≈ 4 mins de leitura

© UC | Milene Santos

Dar voz ao livros que estão à guarda da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), assim se apresenta a iniciativa “A Biblioteca da Universidade mostra (e explica) os seus tesouros”.

De acordo com José Augusto Bernardes, diretor da BGUC, “há livros que necessitam que alguém lhes restitua a voz”, e é precisamente isso que este ciclo de palestras se propõe fazer. “Não nos contentamos em guardar os tesouros, queremos também mostrá-los”, avança ainda o diretor.

há livros que necessitam que alguém lhes restitua a voz

Integrada na programação da 18ª Semana Cultural da UC, esta que é a segunda série deste ciclo de palestras, vai contar com quatro sessões que se prolongam até abril. A primeira acontece já no dia 5 de março, pelas 10 horas, e vai estar a cargo de Maria José Azevedo Santos que vai apresentar um “Livro de Horas”, de pequeno formato, em pergaminho manuscrito no século XVI.

A 12 de março é a vez do botânico Jorge Paiva (Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC) falar sobre a obra “Éléments de Botanique, ou Méthode pou connaître les plantes”, e dia 19 o manuscrito “Livro de lembranças dos planetas” ganha voz através da apresentação de António Olaio (Colégio das Artes).

A iniciativa termina no dia 19 abril com o próprio diretor da BGUC a falar sobre “Os Lusíadas: Grande edição autográfica do Programa Oficial do Centenário (do Descobrimento da Índia)”. Segundo José Augusto Bernardes, trata-se de uma obra “muito pouco conhecida e que tem a particularidade de ser autógrafa”, não foi escrita por Camões, mas sim por um conjunto de personalidades, que em 1898, foram convocados a escrever uma instância.

 

 

As sessões iniciam-se sempre pelas 10 horas e decorrem na Sala de São Pedro, na BGUC.

A entrada nesta iniciativa é livre mas limitada a 35 inscrições. Reserve já o seu lugar através do e-mail saopedro@bg.uc.pt ou através do telefone 239859848.

Mais informações aqui.

 

 

BGUC_palestras

Pode conhecer toda a programação da 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra em uc.pt/semanacultural e ainda através do facebook, aqui.

Partilhe