Diretor da Biblioteca Geral quer “uma biblioteca forte, moderna e proativa”

João Gouveia Monteiro tomou posse na Sala do Senado a 18 de julho.

18 julho, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) encheu para assistir à cerimónia de tomada de posse do novo diretor da Biblioteca Geral da UC (BGUC). João Gouveia Monteiro defendeu que “uma biblioteca é hoje um bastião na defesa da formação”. O diretor da BGUC conta, para o mandato, com o apoio de todos para o “longo caminho a percorrer”: “juntos saberemos estar à altura dos pergaminhos da nossa livraria”, afirmou.

Entre as prioridades para o mandato, João Gouveia Monteiro destacou a realização de “iniciativas de promoção do livro e da leitura”. De acordo com o diretor da BGUC, “é preciso que os nossos estudantes e alguns dos nossos docentes redescubram o prazer da leitura profunda”. “Numa cidade como Coimbra, acho indispensável promover o encontro de culturas e religiões”, sublinhou ainda João Gouveia Monteiro. O restauro, preservação e divulgação dos fundos musicais da BGUC são outro dos pontos que o responsável considera prioritário. “É evidente que dispensarei a máxima atenção à qualidade do serviço público que oferecemos”, acrescentou João Gouveia Monteiro. “Queremos uma biblioteca forte, moderna e proativa, virada para a cidade, região e para o mundo”, concluiu.

A tomada de posse foi presidida pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, que acredita que “o perfil dos nossos estudantes alterou-se, pelas dinânimas da sociedade. Temos de nos adaptar aos tempos e a BGUC, com o seu registo e a sua marca, não vai fugir à regra”.

 

Veja algumas fotografias do evento aqui

Tomada de posse do Diretor da BJUC

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe