Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra comemora os 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal

30 junho, 2017≈ 4 mins de leitura

A partir de 1 de julho, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) promove uma série de iniciativas para assinalar os 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal.

A sessão solene das comemorações acontece no dia 5 de julho no Colégio da Trindade e conta com as intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, do Reitor da UC, João Gabriel Silva, do Presidente da Comissão Executiva das Comemorações, José de Faria Costa, e do Diretor da FDUC, Rui de Figueiredo Marcos. A sessão é precedida pela inauguração de uma placa comemorativa dos 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal, na Faculdade de Direito da UC, com início às 18h30. No final da sessão, é inaugurada a exposição “Condemnados à Pena Última”, organizada pelo Ministério da Justiça e pela FDUC, que ficará patente até 30 de outubro.

Para assinalar o dia 1 de julho, data em que foi promulgada em 1867 a Carta de Lei de Abolição da Pena de Morte em Portugal, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra lança um e-book que contém as atas do Colóquio Comemorativo do Centenário da Abolição da Pena de Morte. O e-book ficará disponível no site da FDUC, no link www.fd.uc.pt/comemoracoes150anosabolicaopenamorte/e-book.html

No dia 10 de outubro terá lugar na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra o Colóquio Comemorativo dos 150 anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal.

O Presidente da Comissão Executiva das Comemorações, José de Faria Costa, realça o facto de Portugal ter sido o primeiro país europeu a abolir a pena de morte, o que consubstanciou um avanço civilizacional que deve ser assinalado.

Também o Diretor da Faculdade de Direito, Rui de Figueiredo Marcos, destaca a conquista extraordinária que a abolição da pena de morte em Portugal representou.

E-book do Colóquio Comemorativo dos 100 Anos da Abolição da Pena de Morte, realizado na FDUC em 1967

Programa da Sessão Solene de 5 de julho

Exposição “Condemnados à Pena Última”, organizada pelo Ministério da Justiça e pela FDUC. Patente no Colégio da Trindade até 30 de outubro.

Colóquio Comemorativo dos 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal

Partilhe