Faculdade de Direito celebra 187 anos em "lugar confortável" a nível internacional

Há 187 anos, as antigas Faculdades de Leis e de Cânones fundiram-se, dando origem à Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. O dia foi assinalado no Colégio da Trindade.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
06 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) celebrou os seus 187 anos “num lugar muito confortável” no que toca a rankings internacionais, declarou a subdiretora da FDUC, Paula Veiga. O The World University Rankings by Subject destacou a FDUC como uma das 125 melhores Faculdades de Direito do mundo, sendo também “a Faculdade mais bem colocada do país, no que toca ao curso de Direito”, acrescentou a responsável.

“Estamos num bom caminho, muito embora também tenhamos alguns dados, entre os quais os de abandono ao fim do primeiro ciclo e da primeira inscrição, que nos obrigam a refletir e a aperfeiçoar”, refere Paula Veiga. Uma questão abordada também pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, que defende uma atitude “holística” para reverter os números.

Ainda assim, foi com palavras de agradecimento que o Reitor da UC abriu a sessão comemorativa, numa referência aos bons resultados alcançados nos últimos anos. “O curso de Direito é o curso da UC mais bem posicionado nos rankings internacionais, o que só nos pode orgulhar a todos”, enalteceu.

São dados que “refletem bem a qualidade e a excelência da nossa Faculdade, dos seus docentes, investigadores e investigadoras, estudantes e corpo técnico”. O desejo de Amílcar Falcão é de que a FDUC “continue este caminho, um caminho vencedor, de muito sucesso”.

Eis o que pode fazer:

Perante o anúncio de que o Orçamento de Estado 2024 prevê uma verba para financiar a Biblioteca da FDUC, Amílcar Falcão garantiu, mesmo sem ainda conhecer os detalhes, que “caso haja condições, é para avançar”. Projetada pelo arquiteto Siza Vieira, a obra visa a recuperação do Palácio dos Melos. “Não é uma obra fácil nem rápida”, avisou o Reitor da UC, “mas é essencial para aquilo que é o património da UC e é uma obra que faz jus à FDUC”, concluiu.

Na sessão comemorativa estiveram também presentes o Vice-Reitor da UC para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias, e o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Calvão da Silva. O evento contou ainda com uma conferência sobre as relações franco-portuguesas, proferida pelo Primeiro Conselheiro da Embaixada da França em Portugal, Thomas Bertin.

Após um concerto com temas de autores franceses (século XVIII e atualidade), com o contratenor João Paulo Ferreira, seguiu-se um momento de distribuição de Prémios Escolares aos estudantes que obtiveram as classificações mais elevadas.