U-Multirank atribui nota máxima à UC nas áreas de Investigação, Transferência de Conhecimento e Internacionalização

A Universidade de Coimbra volta a confirmar a tendência positiva que tem registado nos vários rankings internacionais.

04 abril, 2016≈ 4 mins de leitura

© UC | François Fernandes

Já são conhecidos os resultados da terceira edição do U-Multirank, sistema internacional de comparação de universidades publicado pela primeira vez em 2014.

A nível global, a Universidade de Coimbra (UC) tem novamente nota máxima (“Very Good”) em vários indicadores de Investigação, Transferência de Conhecimento e Internacionalização, confirmando deste modo a tendência positiva que tem registado nos vários rankings internacionais.

Assim, dos 31 indicadores considerados nesta edição, a UC tem a classificação máxima em 9: na investigação – Research publications – size normalised; Art related output; Post-doc positions; na transferência de conhecimento – Income from private sources; Industry co-patents; Spin-offs; Income from continuous professional development; na orientação internacional – Student mobility; International joint publications.

Merece ainda destaque o desempenho muito positivo da UC em indicadores relacionados com a eficiência formativa ao nível dos mestrados, número absoluto de publicações científicas, receitas externas decorrentes de projetos de investigação, publicações interdisciplinares, e promoção da empregabilidade de licenciados e mestres na região, todos eles com a nota de “Good”, a segunda mais alta.

Para além dos resultados globais, o U-multirank publica ainda a avaliação de indicadores relativos a várias áreas do saber. Este ano foram integradas 6 novas áreas – matemática, química, biologia, história, sociologia e serviço social. Também nestas a UC volta a alcançar resultados muito positivos, sendo mesmo a melhor universidade portuguesa nos seguintes indicadores:

Matemática: estágios na região; percentagem de doutoramentos atribuídos a estudantes internacionais;

Química: rácio estudantes/docentes; percentagem de docentes com doutoramento; copublicações com parceiros da indústria; publicações citadas em patentes; orientação internacional da licenciatura; publicações internacionais conjuntas; bolsas de investigação internacionais;

História: percentagem de doutoramentos atribuídos a estudantes internacionais;

Serviço Social: promoção de contacto com ambientes de trabalho; receitas externas decorrentes da investigação; receitas de fontes privadas; orientação internacional do mestrado;

Sociologia: eficiência formativa no mestrado; produtividade dos doutorados; receitas de fontes privadas; orientação internacional do mestrado.

Os resultados na edição de 2016 do U-Multirank reforçam o bom desempenho da UC nos diferentes rankings universitários internacionais, demonstrando que se consegue posicionar sistematicamente entre a elite das melhores instituições de ensino superior do mundo, estando no top 500 dos rankings mais relevantes.

Financiado pela União Europeia, o U-Multirank avalia, nesta terceira edição, mais de 1300 instituições de ensino superior oriundas de mais de 90 países. Segue uma abordagem diferente dos habituais rankings internacionais, dado que é multidimensional e dispõe de uma ferramenta única que permite a comparação do desempenho das Instituições de Ensino Superior em 5 grupos distintos: investigação, ensino e aprendizagem, orientação internacional, transferência de conhecimento e participação a nível regional. As classificações vão desde 1 = “muito bom” até 5 = “fraco”.

Partilhe