Alexandre Amado vai ser o próximo presidente da AAC

Resultados das eleições da Académica foram conhecidos durante a madrugada

30 novembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

A Lista C – A Tua Causa, encabeçada por Alexandre Amado, vai assumir a Direção-geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) no próximo ano. O estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC) vai ser o próximo presidente da DG/AAC, a par com Tiago Oliveira, estudante da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UC, que assume a Mesa da Assembleia Magna.

Os resultados das eleições, que decorreram nos dias 28 e 29 de novembro, foram conhecidos na madrugada de 29 para 30 de novembro, dando uma vitória de mais de 83 por cento para a Lista C. Mas continua a ser a abstenção a mais presente nas eleições estudantis: um universo de mais de 20 mil eleitores, não chegaram a cinco mil os estudantes que foram às urnas.

A Lista A – Até Quanto, encabeçada por João Carvalho, da Faculdade de Letras da UC, com um total de 460 votos, obteve uma percentagem de 9,24. Os nulos foram 184 e os votos em branco foram 193. Na lista de Alexandre Amado votaram 4143 estudantes, num total de 83,19 por cento.

Na noite eleitoral ficou também decidida a composição do Conselho Fiscal. Com um total de 4979 votantes, de um universo de cerca de 20200 eleitores, a lista C, encabeçada por Eric Jorge, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, obteve um total de 4088 votos, contra 527 votos da lista A, obtendo assim, os sete lugares para o Conselho Fiscal. Para este órgão da AAC, o método de eleição é o método de Hondt.

Os resultados completos podem ser encontrados na página de Facebook da Comissão Eleitoral 2016 ou aqui.