Apresentação do Livro e debate “Macro de Economia Aberta – Ensino e Prática depois de Abril” na FEUC

O evento tem lugar a 17 de outubro às 17 horas na sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

16 outubro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A apresentação e debate do livro “Macro de Economia Aberta – Ensino e Prática depois de Abril” realiza-se no dia 17 de outubro  às 17 horas na sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

A sessão vai contar com as intervenções de João Rodrigues (Moderador, FEUC), João Sousa Andrade (FEUC), Manuel Porto (FDUC), José Reis (FEUC) e Jorge Braga de Macedo (Nova SBE e organizador do livro).

Organizado pelo Professor Jorge Braga de Macedo (Nova School of Bussiness and Economics) e reunindo vários contributos, este livro procura descrever o ensino e a prática da macroeconomia, desde 1974, em várias instituições de ensino e gabinetes de estudo nacionais. A apresentação do livro na FEUC será assim uma oportunidade para um debate plural sobre o ensino e a investigação nas últimas décadas numa área crucial.

Esta obra  é uma publicação comemorativa da Academia das Ciências de Lisboa para celebração do Simpósio de Estudos Keynesianos realizado em 1977.

Resumo
Descreve-se o ensino e a prática da macroeconomia em nove instituições, sete universitárias e dois gabinetes de estudos, tendo em conta que a revolução de 25 de Abril não só deu origem à entrada de novos atores mas também chocou os incumbentes. O método segue a abordagem dos efeitos da crise financeira numa perspetiva global e interdisciplinar que a parceria entre CG&G, IICT e Academia das Ciências de Lisboa permitiu iniciar em 2008, conforme descrito no Working Paper nº 611. A ocasião foi um workshop realizado em 7/11/17, no 40º aniversário do Simpósio de Estudos Keynesianos, com apoio do Banco de Portugal. Como acordado no evento, foi distribuída em 31/12/17 uma versão preliminar do relato ao patrocinador e aos participantes, e quase todos emendaram os seus textos. Manteve-se o alinhamento do workshop: comunicações e comentários sobre novos atores (BdP, UCP, FEUC, UNL, UCAN) na parte 1 e incubentes (GEBEI, FDUL, ISEG, FDUC) na parte 2. O debate começa com uma comentário geral.

FEUC