Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC coordena projeto europeu em doenças neurodegenerativas

01 julho, 2016≈ 2 mins de leitura

© DR

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra vai receber nos dias 4 e 5 julho a reunião de arranque do projeto europeu liderado pelo CNC, focado na criação de objetos de estudo animais e celulares adaptados a compreender doenças neurodegenerativas.

O consórcio intitulado «ModelPolyQ», enquadrado no «Joint Programme on Neurodegenerative Disease Research» (JPND), vai trazer a Coimbra investigadores de França (Universidade de Évry, Universidade de Estrasburgo), Itália (Universidade de Milão), Suíça (Universidade de Lausanne), Alemanha (Universidade de Tuebingen), parceiros do projeto coordenado pelo investigador do CNC Luís Pereira de Almeida.

De acordo com Luís Pereira de Almeida “o consórcio irá criar novos modelos animais de doença geneticamente modificados e células estaminais pluripotentes induzidas, tal como padronizar metodologias para investigar mecanismos comuns presentes nas doenças de poliglutaminas (Doença de Machado-Joseph, Doença de Huntington e Ataxia Espinocerebelosa do tipo 7)”. “O projeto pretende que os modelos resultantes contribuam para a identificação e validação de novas terapias para estas doenças”, acrescenta ainda o investigador.

O programa JPND é a maior iniciativa global de combate às doenças neurodegenerativas e tem como objetivo fomentar a descoberta das causas e tratamentos destas patologias.