Colégio da Trindade em livro

Obra que explora o percurso de reabilitação foi apresentada nos claustros da igreja do complexo da Casa da Jurisprudência.

19 julho, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Um “livro profusamente ilustrado” que é “a próxima fase da história do edifício” do Colégio da Trindade. Na apresentação do livro que reúne alguns dos momentos da história da reabilitação e inauguração do renovado edifício, o reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, reafirmou o simbolismo que a Casa da Jurisprudência representa na “fusão entre o novo e o velho, o passado e o futuro” que é “o desafio da UC”.

O reitor acredita ainda que o Colégio da Trindade “espelha muito bem o dilema da UC ao ser atualmente património classificado”. “Somos, em primeiro lugar, uma universidade, só depois um monumento”, sublinha João Gabriel Silva. “A necessidade de ir alterando os espaços é um desafio. Este edifício corresponde a esse paradigma”, acrescenta ainda o responsável da UC.

colegio da trindade em livro apresentaçao 2 KP2018

Durante a sessão, o vice-reitor da UC, Vitor Murtinho, apresentou uma recolha de imagens que consta do arquivo da UC e que retrata o edifício, desde o século XVI até à entrada da atual equipa reitoral. Também o responsável pelo projeto, o arquitecto Manuel Aires Mateus, referiu a importância de, “num edifício com uma história tão longa”, saber “o que é que se conservava”. A apresentação contou com uma análise de alguns dos elementos e processos usados durante a reabilitação.

O diretor da Faculdade de Direito da UC, Rui de Figueiredo Marcos, apresentou o projeto como “criativo e respeitador, incluído entre as obras de arte”. Para o responsável, o Colégio da Trindade – Casa da Jurisprudência insere-se e teve “um êxito grandioso” no desafio reitoral “de globalização da UC”.

Marta Costa