Dia Internacional da Matemática vai ser celebrado na UC com várias iniciativas

06 março, 2020≈ 4 mins de leitura

No próximo dia 14 de março assinala-se o Dia Internacional da Matemática. Na Universidade de Coimbra a data vai ser assinalada com várias atividades.

Logo no dia 13, o Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) preparou uma tarde dedicada à ciência do cálculo com várias palestras. Pelas 15h00, João Manuel Fernandes apresenta “A Matemática na busca de novos mundos: os exoplanetas” (Sala Pedro Nunes) e em seguida a sessão “O papel da Matemática no desenvolvimento da sociedade contemporânea”, por Jaime Carvalho e Silva. Às 17h30 realiza-se a Tertúlia Matemática, moderada por Carlota Simões e José Paulo Almeida (Átrio do 4º piso).

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia aqui.

A iniciativa é organizada pelo Departamento de Matemática e pelo Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, bem como pela Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM-Centro).

DIM

No dia seguinte, a 14 de março, é a vez do Museu da Ciência, juntamente com a Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática, assinalar a data. Pelas 15h00 tem lugar a a palestra “A Vida de Pi”, com António Bento (Universidade da Beira Interior). Às 16h00 realiza-se o ateliê “Planeta Matemático”, com Gonçalo Pena, Marta Pascoal, Raquel Caseiro (Departamento de Matemática da FCTUC). Pelas 17h00, Gonçalo Gutierres e Sandra Pinto (Departamento de Matemática da FCTUC) dão o ateliê “Histórias com Tangram”. As atividades são gratuitas (mais informações aqui).

cartaz_iday\

O dia 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do PI, mas, a partir de 2020, o dia 14 de março passa a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática. A UNESCO aprovou esta decisão na sua 40.ª Assembleia Geral. O objetivo é tornar a data num dia especial para celebrar a Matemática em todas as suas formas e em todo o mundo. Este ano, o primeiro Dia Internacional da Matemática, vai ter como tema «A Matemática está em toda a parte». A cada ano haverá um novo tema.

Milene Santos