Equipa da FFUC volta a ganhar prémio Janssen Inovação

11 maio, 2018≈ 2 mins de leitura

© DR

Uma equipa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) recebeu, pela segunda vez, o 2.º prémio dos Prémios Janssen Inovação 2018. A distinção, no valor de 20 mil euros, foi entregue a um trabalho de investigação realizado no Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC/UC).

A investigação, realizada a partir dos resultados da tese de doutoramento de Sara Carmo Silva, mostra que “a proteína Ataxina-2 no hipotálamo, a área cerebral que regula o apetite, é um novo alvo terapêutico para a obesidade”, explicam os investigadores.

A equipa da FFUC e do CNC é liderada por Cláudia Cavadas e Luís Pereira de Almeida, e conta ainda com os investigadores Clévio Nóbrega, Marisa Ferreira-Marques, Mariana Botelho, Célia A. Aveleira. O trabalho é uma parceria com o Centro de Investigação Biomédica da Universidade do Algarve.

Foi a segunda vez que uma equipa da FFUC recebeu um galardão dos prémios promovidos pela Janssen Portugal. A cerimónia aconteceu a 9 de maio, no Porto.