Lançada plataforma UpC3

A "primeira plataforma de serviços da UC" pretende "devolver à comunidade os frutos do trabalho de uma larga equipa, sob a alçada da Universidade de Coimbra".

11 setembro, 2020≈ 4 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Foi lançada a UpC3, a nova Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra (UC) que tem como misssão “disponibilizar um conjunto de serviços especializados à comunidade, para promover a saúde mental e o bem-estar de crianças, adolescentes e adultos”, revela a coordenadora, Maria Cristina Canavarro.

A iniciativa, que vai numa primeira fase funcionar de forma exclusivamente online, em https://upc3.pt/, apresenta-se como “a primeira plataforma de serviços” da UC, acrescenta a coordenadora da UpC3. Com uma “equipa com raízes, maturidade e experiência”, na UpC3 vai ser possível disponibilizar serviços como “consultas de psicologia clínica e psiquiatria, cursos de formação certificados não conferentes de grau, destinados à capacitação de especialistas, serviços de consultoria ou a supervisão clínica de psicólogos graduados”, exemplificou a coordenadora.

O início do projeto foi louvado pelo diretor do Programa Nacional de Saúde Mental da Direção Geral de Saúde, Miguel Xavier. O responsável afirma que são “iniciativas como esta que nos dão estímulo que os desafios futuros”.  Miguel Xavier destacou como mais-valia a ligação entre a investigação e a prestação de serviços, e referiu “o espírito de prestação de serviços à comunidade” como fundamental, apesar de raro no mundo académico.

A UpC3 vai ser acolhida pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC (FPCEUC) e o Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). António Gomes Ferreira, diretor da FPCEUC, garantiu que “uma iniciativa destas só pode orgulhar” a faculdade. Já o diretor do CINEICC, Mário Simões, classificou a unidade como “inovadora”.

Durante a cerimónia foi ainda revelado que, o objetivo é que em 2021, caso seja possível, os serviços possam ser fornecidos igualmente de forma presencial, em instalações para o efeito, no 2.º piso do edifício da antiga Faculdade de Medicina, no Polo I.

“O 2.º piso [do edifício da antiga FMUC] é onde estão instalados os Serviços Médicos dos Serviços de Ação Social da UC e é onde, após as alterações necessárias, se vai instalar esta plataforma”. No mesmo local, adiantou ainda o Reitor da UC, Amílcar Falcão, vão-se proceder a obras para trazer também o Laboratório de Análises Clínicas. “Estamos a trabalhar para a comunidade, na prestação de serviços, mas também na área da saúde”, sublinhou. O responsável acredita que vai ser muito positivo ter, no mesmo local, “fisicamente próximos, consultas médicas, a área da saúde mental e análises clínicas. É um avanço significativo não só para a comunidade académica, mas para a sociedade no geral”, conclui o Reitor.

 

Veja aqui algumas fotos do evento:

Lançamento da UPC3

 

Veja aqui a cerimónia na íntegra.

Conheça a UpC3 em https://upc3.pt/

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe