“Mensagem” de Fernando Pessoa em destaque na Biblioteca Geral da UC

07 maio, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No próximo sábado, dia 9 de maio, pelas 10 horas, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), tem continuidade o ciclo intitulado “A Biblioteca da Universidade mostra (e explica) os seus tesouros”.

Depois de “Os Lusíadas”, da Gravura da cidade de Coimbra, de Braun e do Atlas de Torriani, é agora a vez de “Mensagem”, o livro que Fernando Pessoa fez publicar em 1934, um ano antes da sua morte.

Para além de poderem observar um exemplar da primeira edição, autografado pelo autor, os interessados podem ainda ouvir as explicações de António Apolinário Lourenço, Professor da Faculdade de Letras e destacado especialista da obra de Fernando Pessoa, sobre alguns dos aspetos mais controversos que envolvem a obra.

Importa discutir questões como: Existe verdadeiramente um pensamento pessoano sobre Portugal? Até que ponto se pode ele distinguir de uma visão puramente estética? Que relações se podem detetar entre Mensagem e Os Lusíadas? Qual o papel do esoterismo na definição desse pensamento e dessa estética?

As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas, podendo ser efetuadas até às 10 horas da próxima sexta-feira (dia 8), através do endereço eletrónico saopedro@bg.uc.pt ou através da Secretaria da Biblioteca (tel. 239 859 848).

Partilhe