Anabela Mota Ribeiro transforma "matéria viva" em literatura

O novo romance da autora, "Quarto do Bebé", foi apresentado na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

KP
Karine Paniza
14 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

"Há um longo processo de gestação, desde as primeiras palavras, frases e capítulos. Agora podemos embalar este bebé", é assim que Anabela Mota Ribeiro descreve a primeira fase de criação do seu mais recente livro, "O Quarto do Bebé".

Um dos primeiros desafios enfatizados pela autora era "transformar uma matéria viva e vida em literatura".

O livro, escrito num registo híbrido, é uma fusão entre o "tom autobiográfico e uma deriva ficcional". Trabalha a noção de fertilidade e infertilidade e os "múltiplos sentidos da palavra maternidade". É o "corpo da mulher que está no centro deste romance", destaca a também membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC).

Eis o que pode fazer:

O lançamento da obra teve lugar na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) e ficou a cargo da docente da Faculdade de Letras da UC, Catarina Martins.

"O Quarto do Bebé" foi a obra que deu inicio ao novo novo ciclo da BGUC, “Depósito Legal: novos livros, novas leituras”, apresentado pelo diretor da Biblioteca, Manuel Portela.

O objetivo da iniciativa é ser transversal em várias áreas e “dar a conhecer novas publicações e conversar com os autores", explica Manuel Portela. “A meu ver, a Biblioteca tem a obrigação de promover a leitura dessas obras", conclui.

Eis o que pode fazer:

O "Quarto do Bebé" foi lançado na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra a 14 de novembro e a próxima sessão do ciclo já está marcada. "O Dever de Deslumbrar", de Filipa Martins, vai ser apresentado no dia 23 de novembro às 18h00 na Biblioteca Geral da UC.