Parceria entre Universidade de Coimbra e Convento de Cristo resulta em exposição de esculturas em pedra

30 janeiro, 2018≈ 2 mins de leitura

© DR

A 31 de janeiro, às 17 horas, o Convento de Cristo, em Tomar, recebe a exposição “No Rasto da Devoção. Escultura em Pedra no Convento de Cristo. Séculos XIV-XVI”. Resultado da parceria entre o Convento de Cristo e o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra (UC), a mostra de esculturas vai estar patente até 27 de julho.

As imagens em pedra foram resgatadas das reservas do Convento de Cristo, e compõem, segundo a nota de imprensa, “um discurso expositivo centrado na produção devocional entre os séculos XIV e XVI e onde é possível captar afinidades com o trabalho oficinal desenvolvido entre Coimbra e Tomar”.

Segundo a organização, a iniciativa tem como objetivo “construir ciência e cidadania, e salvaguardar a herança patrimonial do Convento de Cristo”. A exposição é também “uma proposta de interpretação e (des)construção onde, em definitivo, os públicos têm acesso a outras tantas posições sobre a matéria exposta e sobre si mesmos”, acrescenta.

Peças provenientes de vários museus e instituições nacionais estarão também expostas nas Salas do Noviciado, destinadas originalmente, duas delas, a dormitório dos noviços e, a terceira, a capela – a capela do Noviciado ou dos Reis Magos, considerada “uma das obras-primas renascentistas portuguesas”.

Faculdade de Letras da UC