Rui Marcos recebe título de Membro Honorário da Academia Brasileira de Letras Jurídicas

A cerimónia tem lugar a 18 de dezembro, às 18 horas na Sala do Conselho Científico da FDUC.

15 dezembro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Criada há 40 anos, a Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ) reúne os principais juristas das várias áreas, “numa tentativa de desenvolver tanto o direito quanto a própria arte literária no campo jurídico”, conta o presidente da ABLJ, Francisco Amaral Neto.

Dentro da Academia, existe uma categoria que são Membros Honorários, para os quais têm sido convidados juristas estrangeiros, e não brasileiros. Francisco Amaral Neto sublinha que o título pretende “reconhecer as grandes qualidades dos juristas que são indicados”. Por isso, a Academia Brasileira de Letras Jurídicas resolveu atribuir ao diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), Rui Marcos, o título de Membro Honorário.

O diretor da FDUC “tem tido uma presença constante no Brasil, onde tem demonstrado uma grande cultura jurídica e tem-se revelado também um grande historiador”, continua o presidente da ABLJ. E, nas palavras de Francisco Amaral Neto, “a história é um dos maiores campos da cultura jurídica portuguesa”. “Rui Marcos é o último de uma grande geração de historiadores da área do direito de Portugal e particularmente da Universidade de Coimbra”, afirma.

Do lado português, já foi entregue o título de Membro Honorário da ABLJ a Rui de Alarcão, Castanheira Neves e António Pinto Monteiro, todos docentes da FDUC. “A Universidade de Coimbra sempre teve uma grande presença no mundo jurídico brasileiro, e para nós brasileiros tem um especial encanto e admiração”, conclui o presidente da ABLJ.

A cerimónia de entrega do título de Membro Honorário da Academia Brasileira de Letras Jurídicas vai ser presidida pelo Reitor da UC, João Gabriel Silva, e tem lugar a 18 de dezembro na sala do Conselho Científico da Faculdade de Direito às 18 horas.

Karine Paniza