SOS Estudante promove debate na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

Debate é organizado pela SOS Estudante, secção cultural da Associação Académica de Coimbra.

26 abril, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“A entrada na universidade e o desenvolvimento de perturbações do foro psicológico” é o tema do debate que leva a SOS Estudante à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) na próxima quarta-feira, 27 de abril. O evento é organizado em parceria com a Rádio Universidade de Coimbra e tem início marcado pelas 18 horas.

De acordo com Ana Luís Garcia, da SOS Estudante, a escolha do tema “prendeu-se muito com o facto de considerarmos que os temas relacionados à saúde mental são, ainda, um tabu, principalmente quando falados na esfera de uma população tão jovem como é a comunidade estudantil”. De acordo com a responsável, “trazer o tema à discussão seria a melhor maneira de arranjar soluções, dar a conhecer as respostas que a própria universidade dá aos estudantes e trazer o assunto para domínio público”.

trazer o tema à discussão seria a melhor maneira de arranjar soluções

O debate vai ser emitido em diferido pela RUC o que, para Ana Luís Garcia, significa “levar o tema ao maior número de pessoas possível”. Para o futuro, a SOS Estudante pretende continuar a “retomar este tipo de atividades”. “Pretendemos pegar nestes temas mas também em outros que se relacionam com a nossa atividade, como a sexualidade e a solidão”, acrescenta Ana Luís Garcia.

Com a moderação a cargo de Mariana Oliveira (RUC), o debate conta com a participação de Isabel Keating, técnica do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAP), Maria Rosário Pinheiro, Professora Auxiliar da FPCEUC e Responsável pelo GAP, Pedro Ferreira Alves, psicólogo na Clínica de Psicoterapia Pós-clássica de Coimbra, Rita Tomás, mestre na área da Psicologia da Educação, cuja dissertação teve como tema “Adaptação ao Ensino Superior”, e uma assistente social dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC).

O debate realiza-se no auditório da FPCEUC e tem entrada livre. Para além da FPCEUC, a iniciativa conta com os apoios da Clínica de Psicoterapia Pós-Clássica de Coimbra e dos SASUC. Mais informações aqui.

Saiba mais sobre a SOS Estudante aqui.

Debate SOS Estudante