Universidade de Coimbra distribui brinquedos a instituições de Coimbra

20 dezembro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No almoço de natal da Universidade de Coimbra (UC), onde se juntaram os colaboradores e funcionários da Administração e Reitoria, a organização teve a ideia de pedir que os participantes trouxessem, com o espírito da época, uma prenda para crianças, que depois seria distribuída numa instituição da cidade. Os funcionários e colaboradores da UC corresponderam e, uns dias antes do natal, foram entregues os primeiros brinquedos a duas das instituições – o Colégio de S. Caetano e a Casa de Infância Doutor Elysio de Moura.

“Foi feita uma triagem do tipo de presentes que chegou e agora estamos a distribuir por instituições que tínhamos já referenciado, adaptando as prendas a cada uma das crianças”, explica a administradora da UC, Matilde Lavouras.

sao caetano MC2019

Entrega de prendas no Colégio de S. Caetano | Foto: Marta Costa

A diretora técnica do Rosária Pinto agradeceu o que apelidou de “uma ótima iniciativa”. “Nesta altura do ano, vem dar um outro ânimo”, acrescenta a responsável. Para os meninos que ainda estão no Colégio de S. Caetano, “é uma altura difícil” por isso, para Rosária Pinto, “se pudermos fazer sorrir, é muito melhor”.

Também na Casa de Infância Doutor Elysio de Moura a irmã Judite recebeu os brinquedos oferecidos pelos funcionários da UC. “É gratificante ver”, afirma. De acordo com a diretora técnica “é sempre um entender e um perceber que as pessoas têm por nós carinho e que não estamos a trabalhar isolados”. “É como se fossem os irmãos ou os primos que trazem os presentes”, conclui.

elysio de moura MC2019

Entrega de prendas na Casa de Infância Doutor Elysio de Moura | Foto: Marta Costa

A iniciativa, para Matilde Lavouras “pretende demonstrar que a UC tem uma dimensão solidária dentro dos seus planos de atividade”. O objetivo passa ainda por “consciencializar a comunidade e a universidade desta necessidade de atuação conjunta”, sublinha ainda a administradora da UC.

As prendas recolhidas durante o almoço de natal vão também ser distribuídas na Associação Ninho dos Pequenitos.

Marta Costa