14.º Curso em Operações de Paz e Ação Humanitária inicia a 30 de setembro

14 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

Numa iniciativa conjunta do Ius Gentium Conimbrigae|Centro de Direitos Humanos (IGC/CDH) e do Comando da Brigada de Intervenção (BrigInt), do Exército Português, terá início a dia 30 de setembro, no Auditório da BrigInt, no Aquartelamento de Sant’Anna, o 14º Curso em Operações de Paz e Ação Humanitária.

O curso é organizado sob a orientação de Professor Doutor Jónatas Machado (IGC/CDH), da Mestre Carla de Marcelino Gomes (IGC/CDH) e do Coronel António José Fernandes de Oliveira (BrigInt). A Direção Executiva pertence à Mestre Rita Perdigão (IGC/CDH) e à Major Macedo Marques (BrigInt).

Na décima quarta edição do curso, delineia-se como objetivos de formação: a preparação de civis e de militares interessados em Operações de Paz e em Ações Humanitárias, familiarizando-os com estes contextos; a promoção da interação entre os vários atores presentes em Zonas/Regiões sujeitas a esta tipologia de operações; e a aquisição de competências teórico-práticas que facilitem a compreensão das diversas dinâmicas inerentes às Operações de Paz e à Ação Humanitária.

O curso está estruturado com componentes letivas teóricas e práticas, contando com auditores civis e militares, assim como com um corpo docente também civil e militar. O curso OPAH decorrerá até 11 de novembro.

Em simultâneo, numa iniciativa conjunta do Ius Gentium Conimbrigae | Centro de Direitos Humanos (IGC/CDH) e do Instituto Universitário Militar (IUM), iniciará a 3.ª Edição do Curso de Pós-graduação em Conflitos Armados e Direitos Humanos. Este curso de Pós-graduação decorrerá até 15 de março de 2024, nas modalidades híbrida e online.

As inscrições ainda estão disponíveis. Mais informações em http://www.fd.uc.pt/igc.