15 talentos da UC recebem Bolsa Gulbenkian

Pagar as propinas, frequentar formações e conferências, adquirir materiais para o projeto de investigação. A maioria dos vencedores já tem uma ideia para aplicar o valor da bolsa.

Maria Cano
Marta Costa
07 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

São 15 alunos da Universidade de Coimbra (UC) com médias iguais ou superiores a 17 valores para quem apenas o curso não chega. Querem fazer mais e melhor e parecem estar no caminho certo. Ganharam a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos 2023.

Os prémios? Além da bolsa, que pode chegar aos 3 500 euros, os ‘novos talentos’ vão entrar num programa integrado que envolve acompanhamento de tutores e comissões científicas, além da participação em retiros científicos e workshops. Em simultâneo, vão ter apoio para desenvolver um projeto de investigação.

Afonso Bandeira, estudante de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), não perdeu tempo. “Já falei com o meu tutor e já estamos a planear o programa. Provavelmente vão ser algumas convenções internacionais para eu poder experienciar a cultura científica”. Já Afonso Lourinho, estudante do Mestrado de Biologia Molecular e Celular na FCTUC, explica que parte do valor da bolsa “vai ser para as propinas e outra para o projeto de investigação” na área da Neurobiologia.

Os projetos de investigação dos estudantes da UC passam por temas que vão desde o Bosão de Higgs à História Antropológica, passando pela dinâmica dos corpos celestes ou pelo estudo dos estados alterados de consciência utilizando realidade virtual.

A bolsa é uma oportunidade a vários níveis para todos os premiados. “Para mim, a bolsa significa uma oportunidade de desenvolver as minhas capacidades e objetivos académicos, nomeadamente na minha área”, explica Pedro Sainhas, estudante de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

Para Sara Magno, estudante de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC, as Bolsas Gulbenkian Novos Talentos “são a prova de que alguém” está “a observar e nos quer ajudar a chegar mais longe”.

O programa Bolsas Gulbenkian Novos Talentos visa detetar e apoiar o talento de estudantes excecionais e estimular a iniciação à investigação. No ano passado, foram premiados nove estudantes da UC.

No total, foram distinguidos 100 estudantes a nível nacional em 2023 em quatro áreas das Ciências Básicas - Biologia, Física, Matemática, Química - e em qualquer área de especialidade das Humanidades e das Ciências Sociais.

Vencedores UC Bolsa Gulbenkian Novos Talentos 2023

Afonso José Carvalho Bandeira