60 anos de Teatro Académico celebrados com programação a pensar no futuro

TAGV "nasceu" em 1961 e assinala 60 anos com ciclo TAGV 60 anos.

16 setembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“A proposta é uma festa”. O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) celebra 60 anos com uma programação que arranca a 17 de setembro e se vai prolongar até ao final do ano. Fernando Matos Oliveira quer “convocar todos para esta ocasião” para celebrar no ciclo TAGV 60 anos. De acordo com o diretor do TAGV, “o esforço que fizemos visa responder às perguntas que os próprios espetáculos fazem”.

“Lançámos um programa muito ambicioso, que está à altura do que é a celebração dos 60 anos do TAGV”, revela o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra, Delfim Leão. Para o responsável, “é interessante revisitar as notícias da inauguração deste espaço e como o País viu a inauguração do Teatro”.

Na atualidade, apesar de lembrar que Coimbra “tem infraestruturas culturais mais amplas e variadas que naturalmente enriquecem a ofertam”, Delfim Leão sublinha que é uma razão de “estímulo ao TAGV, pelo sua ligação à região, à cidade e ao País, mas sempre com o seu estilo muito próprio, ligado ao ensino e à investigação”.

“O desafio é prosseguir um trabalho que possa assinalar, de uma forma mais acentuada os 60 anos mas também reinterpretar para o futuro a nossa própria história” garante o diretor do TAGV. “O teatro, tal como existe neste histórico é, por si, um legado de futuro público”, acredita Fernando Matos Oliveira.

Conheça a programação completa do ciclo TAGV 60 anos aqui.

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe