A alegria de terminar o percurso académico une estudantes na Bênção das Pastas de 2023

Os estudantes finalistas da Universidade de Coimbra encheram a Sé Nova para a cerimónia da Queima das Fitas que marca o final do percurso académico.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
18 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A Sé Nova de Coimbra foi pequena para receber todos que quiseram assistir e receber a Bênção das Pastas da Queima das Fitas 2023. Os estudantes finalistas, fitados, das oito faculdades da Universidade de Coimbra (UC) encheram todos os espaços disponíveis. Também familiares e amigos preencheram por completo o Largo da Feira dos Estudantes para este momento que marca o final do percurso académico para muitos.

“Nada melhor do que estar aqui para agradecer por tudo o que concluí e concretizei até agora”, garante a finalista de Medicina da Faculdade de Medicina da UC, Scarlett Balata. A estudante foi uma das centenas que esteve presente na cerimónia e que deseja que os colegas “sejam bons médicos, mas acima de tudo possam ser bons seres humanos”.

Vontade partilhada por Marta Martins. A concluir o mestrado em Gestão na Faculdade de Economia na UC, a estudante deseja a todos “muitas felicidades e muito sucesso pessoal e profissional”.

A Bênção das Pastas de Coimbra “é muito especial e única no País”, afirmou o capelão da UC, Pe. Paulo Simões.

Ao ver um “lugar repleto de juventude”, o Bispo de Coimbra lembrou que, para além de ser “um dia feliz, é também um dia de reflexão”. Com três frases-chave [«eu sou chamado», «eu sou enviado» e «eu sou missão»], D. Virgílio Antunes estimulou os finalistas a “nunca se resignarem com o que já são e o que já fazem”. “Sejam jovens inquietos e o nosso mundo vai ser bem diferente”, aconselhou.

“O mundo precisa de mais amor e nós também devemos ser responsáveis por isso”, acrescenta Scarlett Balata. Já Marta Martins garante que “é uma honra estar aqui, por esta etapa concluída”.

De Engenharia Mecânica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Tiago Galiza lembra que, juntamente com o Cortejo, a Bênção das Pastas é “um marco no fim do percurso”. “Como apresento a minha tese em julho, é uma alegria estar aqui”, conclui.