À conversa... sobre recrutamento e inclusividade encerrou os Dias da Empregabilidade

A mesa redonda teve lugar na Sala de São Pedro, da Biblioteca Geral, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
03 dezembro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O que têm em comum a Critical Software, o El Corte Inglés, ou a Randstad? A 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, representantes destas empresas sentaram-se com a Universidade de Coimbra (UC) para falar sobre recrutamento e inclusividade. O evento "À conversa... sobre recrutamento e inclusividade" foi direcionado em particular para estudantes com necessidades específicas e pretendia fazer a apresentação de vários programas que as empresas têm na área "e de que forma é que a Universidade pode ajudar a divulgá-los e potenciá-los", explica a Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque.

"O nosso objetivo hoje é discutir emprego inclusivo, oportunidades que podem ser aproveitadas, que existem, podem ser potenciadas e replicadas a partir de exemplos de empresas com programas direcionadas para estas populações", sublinha a Vice-Reitora.

O debate serviu ainda para fazer uma “reflexão mais profunda e orientada” na área do pós-formação, acrescenta a responsável. Cristina Albuquerque acredita que esta é "uma componente essencial para que se possa pensar a formação". A universidade "não esquece os estudantes a partir do momento que eles se direcionam para o mercado de trabalho". De acordo com a Vice-Reitora, é papel da UC apoiar na criação "de condições para que esse acesso seja potenciador de igualdade de oportunidades e minimizador de barreiras".

A iniciativa foi associada ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e decorreu na Sala de São Pedro, da Biblioteca Geral da UC.

“À conversa... sobre Recrutamento e Inclusividade” encerrou a programação dos Dias da Empregabilidade da Universidade de Coimbra. O programa completo pode ser encontrado aqui.

Reveja aqui a sessão na íntegra:

Eis o que pode fazer: