Sustentabilidade

A iniciativa UC.Plantas está de volta

A iniciativa UC.Plantas – Saber Plantar o Futuro é um convite e um desafio para os novos estudantes da Universidade de Coimbra (UC) para adotar e cuidar de uma planta durante o ano letivo.

05 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

São 300 as plantas autóctones, árvores e arbustos, que vão ser distribuídas aos alunos e alunas do 1.º ano da UC, interessados em levar para casa e cuidar de uma árvore durante o ano letivo na iniciativa organizada pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC). Espera-se que, para além de acompanhar o crescimento da planta, os estudantes participem em oficinas e palestas organizadas sobre a temática da conservação, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

“A sensibilização dos estudantes para a preservação da flora nativa do território mantém-se uma prioridade. O objetivo da iniciativa UC.Plantas enquanto ação de promoção da biodiversidade e de recuperação das florestas nacionais continua por isso na ordem do dia”, explica a diretora do Jardim Botânico da UC, Teresa Girão.

A sensibilização dos estudantes para a preservação da flora nativa do território mantém-se uma prioridade

A UC.Plantas é principalmente direcionada a estudantes do primeiro ano e “a escolha do momento – o acolhimento dos novos estudantes na Universidade de Coimbra – é significativo”, acrescenta Teresa Girão. Para além de dar “a conhecer o Jardim Botânico a quem acabou de chegar à UC, damos a conhecer as nossas atividades e fomentamos o voluntariado”, afirma a responsável. De acordo com a diretora do JBUC, “encontramos sempre muitos jovens com vontade de saber mais sobre o que se passa na UC e de participar ativamente”.

Quanto à entrega e distribuição, “este ano as entregas de plantas aos alunos foram distribuídas por diferentes dias, de acordo com as suas faculdades (e também um horário geral para qualquer aluno), em vez de acontecerem num momento único como em anos anteriores, como medida de segurança sanitária, para diminuir a aglomeração dos estudantes”, explica Teresa Girão.

Os interessados devem preencher um formulário online até ao dia anterior à data escolhida de levantar a planta.

“No final, esperamos poder contribuir para novas iniciativas de reflorestação como tem acontecido, nomeadamente em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”, acrescenta a diretora do Jardim Botânico.

Horários disponíveis para os estudantes levantarem a sua UC.Planta no Jardim Botânico:


- 6 de outubro (4ª feira) | das 10 às 12h30 (alunos da FCTUC)

- 6 de outubro (4ª feira) | das 14h às 15h (alunos da FLUC)

- 6 de outubro (4ª feira) | das 16h30 às 17h30 (alunos da FEUC)

- 7 de outubro (5ª feira) | das 14h às 15h

- 11 de outubro (2ª feira) | das 13h às 15h (alunos da FCTUC)

- 11 de outubro (2ª feira) | das 15h às 17h (alunos da FDUC)

- 12 de outubro (3ª feira) | das 13h às 15h (alunos da FFUC)

- 13 de outubro (4ª feira) | das 14h às 17h (alunos da FEUC, FCTUC, FMUC)

- 14 de outubro (5ª feira) | das 15h às 17h (alunos da FPCEUC)

- 15 de outubro (6ª feira) | das 13h às 15h (alunos da FCDEF)

Com a vontade de que "a cada ano mais estudantes participem connosco na iniciativa", o JBUC tem trabalhado com os diferentes núcleos de estudantes da Associação Académica de Coimbra, "que têm uma grande capacidade mobilizadora", refere Teresa Girão. Para além do apoio da Reitoria da UC, a iniciativa conta ainda com o apoio da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da UC.

Saiba mais sobre a iniciativa UC.Plantas - Saber Plantar o Futuro em https://www.uc.pt/jardimbotanico/Projetos/UCPlantas