A Língua Portuguesa como "denominador comum" em encontro da AULP

O espaço lusófono tem como epicentro a Universidade de Coimbra para debater "Globalização e Saúde" no XXXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
Marta Costa
12 julho, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

São cerca de duas centenas de participantes, oriundos de mais de 120 entidades que estão reunidas entre 12 e 14 de julho. O XXXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) vai debater na Universidade de Coimbra (UC) “Globalização e Saúde”, um “tema relevante e atual”, após uma pandemia e o atual contexto geoestratégico, afirmou, na sessão de abertura do evento o presidente da AULP e Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

De acordo com João Nuno Calvão da Silva, “a nossa língua é um ativo fundamental” e a AULP “tem desenvolvido uma intensíssima atividade ao longo da sua história”. Para o próximo biénio, que a UC vai dirigir, defende a união. Para o encontro, em Coimbra, o responsável acredita que “o tema não podia ser mais oportuno”.

Eis o que pode fazer:

“Entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, há um dedicado em concreto à saúde”, recordou António Maló de Abreu. “Sendo a saúde a base de sociedades mais resilientes e justas, temos de a enfrentar a nível global, e temos de o fazer em conjunto, garantindo mecanismos de cooperação entre estados”, sublinhou o presidente da Comissão Parlamentar de Saúde e deputado da Assembleia Parlamentar da CPLP.

“É em rede e em conjunto que podemos ser mais fortes, mais capazes e mais interventivos”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra. José Manuel Silva afirma que “está nas mãos de todos este trabalho contínuo de eliminar barreiras”.

Enquanto “universidade global por vocação”, a Universidade de Coimbra assume-se como “a Alma Mater da Língua Portuguesa”. “Estamos conscientes que o inglês é incontornável, mas temos absolutamente claro que o eixo essencial da nossa internacionalização é a Língua Portuguesa”, assumiu o Reitor da UC, Amílcar Falcão. Para o responsável, “o denominador comum é sempre a Língua Portuguesa”.

Fundada em 1986, a Associação das Universidade de Língua Portuguesa é composta por mais de 130 membros de oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor – e da Região Administrativa Especial de Macau.

Mais informações sobre o encontro estão disponíveis aqui.