Abertas as inscrições para programa de empreendedorismo em biotecnologia promovido pelo CNC-UC

A formação é gratuita e tem inscrições abertas até 2 de novembro.

CC
Carolina Caetano
CR
Catarina Ribeiro
27 outubro, 2022≈ 4 mins de leitura

© CNC-UC | Carolina Caetano

Com o objetivo de capacitar empreendedores na área da biotecnologia, nos domínios de saúde, indústria, mar e agroalimentar, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), em parceria com o Instituto do Ambiente, Tecnologia e Vida (IATV) e o Biocant Park, vai promover o programa BIOSTART.

A formação vai decorrer entre 8 de novembro e 6 de dezembro em formato híbrido, com sessões online e presenciais, que vão decorrer no Auditório do Student Hub (situado no edifício da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, no Polo I). A iniciativa é gratuita e direcionada a qualquer pessoa interessada em bioempreendedorismo. A inscrição pode ser feita até ao dia 2 de novembro aqui.

O foco do programa formativo vai centrar-se em quatro áreas da biotecnologia: saúde, indústria, mar e agroalimentar. O objetivo central passa por proporcionar as competências necessárias a potenciais empreendedores, para que sejam capazes de enfrentar os desafios associados à criação de start-ups, tais como a criação de modelos de negócio, liderança, empreendedorismo no feminino, pitch e MVP - minimum viable product (em português “produto viável mínimo”).

Como explica Catarina Cunha Santos, coordenadora do consórcio do projeto BiotechSTARS, “o bioempreendedorismo é um setor em constante desenvolvimento, com elevado potencial de negócio que merece atenção e destaque, apresentando a região Centro do nosso país características únicas para o seu sucesso.” O programa BIOSTART “apresenta uma oportunidade para o desenvolvimento de competências e valências teóricas empreendedoras através de iniciativas de blended learning, estruturadas por diversas sessões online e presenciais de coaching dedicado, de modo a que alunos, investigadores, jovens e outros aspirantes a empreendedores se sintam capacitados em bioempreendendorismo”, acrescenta a coordenadora.

O BIOSTART é coordenado pelo CNC-UC e está integrado num projeto de promoção do bioempreendedorismo na Região Centro, o BiotechSTARS, que pretende proporcionar programas de ideação, capacitação e mentoria para o público interessado pela área.

Além desta ação formativa, o projeto BiotechSTARS, que decorre até junho de 2023, vai promover outras ações, nomeadamente: a iniciativa IGNITE, para promover a descoberta de ideias inovadoras com potencial empreendedor; o programa BIOBOOST, iniciativa para aproximar participantes e mentores da área do bioempreendedorismo, com vista ao desenvolvimento de novas iniciativas empresariais; a Academia BiotechSTARS, para estimular o bioempreendedorismo junto do público escolar; e a atividade BIOaCOMM, que visa sensibilizar a sociedade para a importância do bioempreendedorismo como veículo de resposta a muitos dos desafios económicos e sociais contemporâneos.