Atratividade e investigação são estrelas no Dia da FMUC

Os dois temas foram destacados no dia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra comemorado em 2023 a 29 de novembro.

Mv
Maria Cano e Karine Paniza (texto e vídeo)
A(
Ana Bartolomeu (fotos)
29 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

“Há três anos tínhamos pela primeira vez ultrapassado a barreira dos 50% de alunos que escolheram a FMUC como primeira opção. O ano passado esse número passou para 62%. Este ano foi de 80%”. A atratividade foi um dos pontos destacados pelo diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Carlos Robalo Cordeiro, no dia da FMUC, assinalado este ano a 29 de novembro.

Durante o discurso, Carlos Robalo Cordeiro enfatizou várias áreas e ações importantes, entre as quais, “promover a aproximação entre ciência fundamental e clínica”, “atrair e reter jovens investigadores” ou ter “tempo protegido para os nossos clínicos para a investigação”.

Mas há mais. A articulação com instituições como o Centro Académico e Clínico de Coimbra (CACC), o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, a Reitoria ou o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA) é também um ponto essencial.

O diretor da FMUC referiu ainda que vão ser feitos dois protocolos de colaboração, um entre o MIA e o Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research (iCBR) e outro entre o MIA e o CACC.

Eis o que pode fazer:

Durante a ocasião, o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, deu os parabéns à FMUC “pelo aniversário”, desejando que “conte muitos mais e com o sucesso que lhe é reconhecido enquanto escola médica de excelência”.

Amílcar Falcão referiu ainda que “daqui a um ano” a “situação será bastante distinta” na FMUC e no Pólo III relativamente ao trânsito e acessibilidades.

Na cerimónia solene, que decorreu no Anfiteatro da Subunidade 3 no Pólo das Ciências da Saúde, houve também o tradicional momento de homenagem aos melhores estudantes e aos docentes aposentados no ano letivo passado.

No caso do Mestrado Integrado de Medicina foi distinguido o futuro pediatra Diogo Silva, enquanto a melhor estudante do Mestrado Integrado de Medicina Dentária foi Eva Reis. No caso dos docentes aposentados em 2022/2023, a homenagem foi feita a Raquel Seiça.

Após a sessão solene, houve ainda espaço para uma discussão sobre Medicina Humanitária, com moderação de Carlos Robalo Cordeiro e uma reunião da Assembleia-Geral da Associação dos Antigos Alunos da FMUC.