Dia da FMUC celebra "história secular" da medicina na Universidade de Coimbra

A cerimónia solene do Dia da Faculdade aconteceu a 28 de novembro e decorreu no Anfiteatro da Subunidade 3 no Polo das Ciências da Saúde.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
Ana Bartolomeu
28 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

O dia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) foi assinalado a 28 de novembro para "honrar a história secular" da FMUC. A fórmula, defende o diretor da Faculdade de Medicina, Carlos Robalo Cordeiro, está na "permanente renovação e modernização do ensino médico".

Durante a sessão solene, o responsável destacou dois protocolos que "nos enobrecem" e que vão ser assinados brevemente. Um com a Administração Regional de Saúde do Centro "no âmbito da saúde oral das crianças refugiadas na região Centro", o outro pretende "promover parcerias de trabalho laboratoriais e vias de investigação" entre a FMUC e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Em tom de balanço, este foi um “excelente ano para a FMUC”, afirma o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão.

“Temos tido anos difíceis, mas o ano que passou foi especialmente produtivo”, considera Amílcar Falcão. Além do trabalho de investigação que a FMUC tem desenvolvido, e dos respetivos financiamentos alcançados, o Reitor da UC destaca a elevada capacidade da faculdade em atrair novos alunos. “Cerca de dois terços dos novos estudantes escolheram a FMUC como primeira opção", um número que considera ser "bastante sugestivo da capacidade de captação dos cursos de Medicina e de Medicina Dentária”.

Para o futuro, dos vários desafios que a Faculdade de Medicina da UC enfrenta, estão também algumas boas notícias, como a expansão do polo, com a Subunidade 2+4 que, ficou a promessa caso continue o mandato, o Reitor da UC espera "vir a assinar com o diretor da FMUC".

A sessão comemorativa incluiu a atribuição da Medalha de Ouro da FMUC a Alberto Órfão, “pela contribuição de excelência que deu à Faculdade de Medicina”, palavras da presidente da Assembleia da FMUC. “Apesar de pequena, a medalha simboliza o reconhecimento por aquilo que fez, faz e vai continuar a fazer pela nossa Faculdade”, declara Raquel Seiça.

Foram também homenageados os docentes e não-docentes jubilados/aposentados no ano letivo 2020/21 e reconhecidos os melhores alunos dos cursos de Medicina e de Medicina Dentária.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: