Ciclo Ciência às Seis do Rómulo apresenta palestra do matemático Pedro Freitas

Palestra realiza-se a 18 de abril, pelas 18 horas, no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

17 abril, 2017≈ 2 mins de leitura

© DR

O Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra (UC) recebe a 18 de abril, terça-feira, a palestra “A herança de Lorde Rayleigh”. O orador convidado é o matemático Pedro Freitas, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (UL).

Pedro Freitas é docente e investigador do Grupo de Física Matemática da UL e chega à UC para apresentar “várias consequências do trabalho de Lorde Rayleigh em acústica e radiação”, explica a organização do evento. Pretende-se, com a conferência mostrar como o livro “The Theory of Sound”, de 1877, deu origem “a uma série de problemas que ainda hoje são objeto de estudo em matemática”.

O matemático da UL vai ainda dar a conhecer como uma desigualdade geométrica, “conhecida na Grécia antiga mas apenas demonstrada rigorosamente no século XIX, está subjacente à determinação das formas que optimizam tanto as baixas como as altas frequências”.

A conferência, inserida no ciclo Ciência às Seis, realiza-se amanhã, pelas 18 horas, no Rómulo Centro Ciência Viva da UC.