CITEUC e MARE juntam-se na 6.ª exposição do ciclo “O que se investiga na UC?”

A mostra está patente até 27 de outubro.

MU
Milene Santos ( com iii UC)
14 outubro, 2022≈ 4 mins de leitura

A sexta exposição do ciclo "O que se investiga na UC?" chegou ao Piso 1 do centro comercial CoimbraShopping. Até ao dia 27 de outubro é possível ficar a conhecer os projetos de investigação mais relevantes para o público em geral do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC) e Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE UC).

"O CITEUC é uma unidade de investigação que estuda os processos físicos relacionados com as ameaças à Terra, e da sua possível mitigação, dentro de uma visão holística, incluindo a componente histórica. A fonte desses processos físicos podem estar no interior terrestre (como a sismologia, radioatividade ou o geomagnetismo) ou no Espaço (como o space-weather, SW, ou impacto na Terra de pequenos corpos do Sistema Solar). O CITEUC organiza-se em dois grupos: Dinâmicas Terrestres e Ciências do Sistema Solar. Por outro lado, a investigação realizada no CITEUC assenta em três eixos transversais que visam manter uma colaboração estreita entre os dois grupos: 1. Space Weather; 2. Natural and Anthropic Hazards and Risks; 3. History, Education and Dissemination/Popularization of Sciences", refere Fernando Lopes, investigador do CITEUC que coordena esta atividade.

“O mar é um desígnio nacional", dizia o Ministro do Mar Ricardo S. Santos. É tão importante a investigação que se faz em Ciências do Mar, como o conhecimento que a sociedade tem dessa mesma investigação. Só assim se poderá compreender e apoiar medidas que valorizem uma economia do mar sustentável. É neste contexto que se revela a importância da participação do MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente na exposição "O que se investiga na UC?". Pretende-se que os visitantes do CoimbraShopping se familiarizem com o trabalho de investigação do MAREFOZ | Laboratório de Ecossistemas Marinhos, contactando com temas como a monitorização ambiental, valorização económica de recursos vivos tais como algas e pescado, otimização de produção de ouriços-do-mar, aquacultura multitrófica, valorização e promoção das salinas da Figueira da Foz e educação ambiental, resume a equipa do MARE-UC.

"O que se investiga na UC?” é um ciclo de exposições promovido pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar que tem como objetivo dar a conhecer o trabalho que é feito nas várias unidades de investigação e desenvolvimento da Universidade de Coimbra.

Mais informações aqui.