Soapbox Science ou a ciência no feminino

A iniciativa global de comunicação de ciência que promove as mulheres e a sua ciência está de volta a Coimbra.

MC
Maria Cano
MC
Marta Costa
23 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O cenário? 15 oradoras na Baixa de Coimbra, cada uma com sete minutos de tempo de antena em cima de uma caixa e divididas por dois locais.

O Soapbox Science Coimbra 2023 juntou investigadoras e estudantes de doutoramento que têm objetos de estudo tão diversos como o cérebro, políticas ambientais, microrganismos, compaixão ou o solo.

Dinamizada na Universidade de Coimbra (UC) pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar, a ação decorreu a 23 de novembro e insere-se na celebração da Semana da Ciência e da Tecnologia 2023 na UC.

“Quando vi a candidatura [para intervir no Soapbox Science] foi algo que captou logo a minha atenção” porque “toda a gente sabe que nós [mulheres] estamos cá, mas temos mais dificuldade em mostrar aquilo que fazemos e em ocupar cargos tão importantes como os homens”, começa por explicar Teresa Sevivas, médica e aluna de doutoramento da Faculdade de Medicina da UC.

Na opinião das investigadoras continua a ser necessário mudar mentalidades e iniciativas no espaço público são fundamentais. “Em ações de rua é super importante transmitir às pessoas as caras das mulheres que fazem ciência”, refere Susana Gonçalves, investigadora no Centro de Ecologia Funcional da UC e uma das oradoras da iniciativa.

As "caras dos homens são muito mais presentes” em comentários televisivos, painéis nas rádios e em eventos, acrescenta Susana Gonçalves.

Já Teresa Sevivas, outra das oradoras presentes, tem “havido evolução” no espaço que as mulheres ocupam na ciência. “Penso que estamos a caminhar mais para o equilíbrio, mas ainda estamos muito longe dele”, sintetiza.

O Soapbox Science é uma iniciativa global de comunicação de ciência que promove as mulheres e a sua ciência, através da transformação de locais públicos numa arena de aprendizagem pública e debate científico.

Conheça as oradoras desta edição em https://www.uc.pt/iii/iiiuc-apoia/soapbox-science-coimbra/2023/oradoras/ .

O que significa SoapBox?

O conceito SoapBox apareceu há cerca de 150 anos em Londres, quando oradores informais improvisavam plataformas, muitas vezes caixas de madeira que transportavam sabão, para se fazerem ouvir ao ar livre. Normalmente, servia para expressar opiniões políticas.