Coimbra recebe workshop sobre reconhecimento de habilitações de refugiados

Evento organizado pelo Coimbra Group tem lugar entre 21 e 22 de janeiro.

21 janeiro, 2019≈ 3 mins de leitura

Entre hoje, 21, e amanhã, 22, a Universidade de Coimbra recebe representantes de 12 países para um workshop sobre reconhecimento de habilitações de refugiados. O evento, organizado pelo Coimbra Group, pretende ser uma partilha de experiências e boas práticas.

“Nós na Europa, até à crise dos refugiados, tínhamos pouca experiência em formações, qualificações de acesso ao Ensino Superior”, explica o vice-reitor Joaquim Ramos de Carvalho. Hoje, o responsável refere que, na UC, “temos o prazer de o primeiro doutorado deste grupo de estudantes sírios que vieram desde a plataforma de apoio aos estudantes sírios”.

Outro caso de sucesso, para o vice-reitor, é de uma estudante síria que está hoje “no grupo dos melhores estudantes não portugueses do primeiro ano, no ano lectivo passado”. “Chegou sem saber nada de português e alcançou um feito notável”, continua Joaquim Ramos de Carvalho. A estudante não apenas aprendeu a língua como, ao fim do primeiro ano do seu curso, na Faculdade de Farmácia, se tornou uma das melhores alunas. “É um testemunho importante daquilo que podemos dar como oportunidade e do esforço extraordinário que estes estudantes fazem para terem sucesso aqui”.

“Criámos procedimentos internos que partilhamos com várias entidades responsáveis pelo acolhimento em portugal e, neste momento já há mais de 20 alunos nesta situação que estudaram na UC a vários níveis, desde cursos de língua, cursos de mestrado e doutoramento”.

Mais informação aqui.

Marta Costa e Karine Paniza