Colégio das Artes integra Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

Universidade de Coimbra é a única universidade portuguesa a ter este tipo de equipamentos culturais reconhecidos pela DGArtes

RS
Rui Marques Simões
20 fevereiro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Colégio das Artes (CA) da Universidade de Coimbra (UC) é uma das entidades que vão integrar a recém-constituída Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC). A lista completa dos equipamentos/espaços que vão fazer parte da rede foi oficializada no dia 17 pela Direção-Geral das Artes (DGArtes).

“A presença do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea vem confirmar a relevância da sua atividade, que articula os estudos avançados em arte com uma forte produção artística e curatorial. As exposições do Colégio das Artes tomam diferentes configurações, campo exploratório que se amplia numa intensa atividade editorial, [com] oito salas que ocupam uma das alas do edifício, espaço laboratorial que desafia artistas e curadores”, aponta o Diretor do Colégio das Artes, António Olaio, sublinhando como o CA, “Unidade Orgânica da Universidade de Coimbra, nascida no meio académico, parte das potencialidades concetuais desta condição para criar um lugar singular de produção, apresentação e problematização da obra de arte”

“A Universidade de Coimbra foi a única universidade portuguesa a ter este tipo de equipamentos culturais reconhecidos pela DGArtes. Idêntica situação se verificara já, aliás, quando da inclusão do Teatro Académico de Gil Vicente na Rede de Teatros e Cineteatros. Este duplo reconhecimento traz uma responsabilidade acrescida à UC, mas vem igualmente robustecer fortemente a sua capacidade para marcar o panorama cultural nacional, nas vertentes de produção, de capacitação de públicos e de investigação aplicada às Artes”, afirma o Vice-Reitor da UC para a Cultura e a Ciência Aberta, Delfim Leão.

Valorizar e ampliar o acesso e a divulgação da arte contemporânea produzida em território nacional, promover o trabalho em rede e contribuir para aumentar as práticas de descentralização, estabelecendo sinergias entre espaços expositivos, colecionadores, programadores, curadores e artistas visuais são os principais objetivos da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.