Concerto solidário para apoiar a investigação de doenças raras

26 fevereiro, 2015≈ 4 mins de leitura

© João M. Pereirinha

“Depois de 20 anos de investimento pessoal e científico num laboratório especializado e internacionalmente reconhecido, ao serviço do diagnóstico e investigação de citopatias mitocondriais, seria impensável fechar as portas”, adianta ainda a responsável. Ao pensar em várias soluções possíveis, Manuela Grazina destaca a “parceria com o Conservatório de Música de Coimbra para organizar um concerto em que os fundos da receita de bilheteira revertam a favor da investigação destas doenças raras”.

Perante estas restrições temos de ser criativos

“Existem atualmente grandes restrições orçamentais para aquilo que é o financiamento de diagnóstico e investigação de doenças raras, em que as citoplastias se enquadram”, refere a diretora do Laboratório de Bioquímica Genética (LBG) do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC). “As citopatias mitocontriais são uma espécie de avaria na fábrica de energia do organismo, os defeitos estão localizados nas mitocôndrias, que são as fábricas energéticas das células”, explica Manuela Grazina. “Perante estas restrições temos de ser criativos”, sublinha a investigadora ao contar como surgiu a ideia de realizar um concerto solidário.

A organização espera que a segunda edição do concerto solidário tenha “o mesmo sucesso do ano passado”. Para isso, Manuela Grazina revela as participações musicais de Manuel Rocha, António Freire, João Gentil, Fernando Meireles e Fernando Meireles Júnior, alunos do Conservatório de Música de Coimbra – tanto do coro como do grupo de precursão – a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra e o grupo Quatro e Meia. “No seu conjunto, vão proporcionar às pessoas um espetáculo agradável e sorridente”, espera a investigadora do LBG. Mas o evento vai também ter lugar para a comunicação de ciência. Manuela Grazina e Manuel Pires da Rocha vão subir a palco para falar “sobre o efeito da música no cérebro e relacionar isso com as emoções e o bem-estar que as pessoas podem sentir quando interagem com a música”. No entender da diretora do LBG “um aumento da comunicação promove um aumento do conhecimento e mostra às pessoas a importância que isto tem”.

O concerto solidário realiza-se no auditório do Conservatório de Música de Coimbra a 28 de fevereiro pelas 17 horas. Esta que é a segunda edição do evento colocou as citopatias mitocondriais “na boca do mundo”, que era o objetivo da organização. Afirma Manuela Grazina que, “se as pessoas entenderem o que são as doenças e o retorno que a ciência dá em benefício das pessoas, certamente vão estar mais inclinadas para ajudar a investigação”.

Os bilhetes podem ser adquiridos, das 18 às 20 horas, até dia 27, ou das 14 às 17 horas, no dia 28 de fevereiro, na entrada do Conservatório de Música de Coimbra. O preço dos bilhetes do Concerto Solidário é de oito euros para adulto e cinco euros para crianças dos três aos 12 anos. Há um desconto especial para famílias numerosas – 3 crianças e 2 adultos, oferta de um bilhete de criança. As reservas devem ser feitas por e-mail através do bioqgene@gmail.com ou por telefone 239480036/8.