Pátio das Escolas cheio "aqueceu o coração" no acolhimento aos estudantes da UC

O concerto de Miguel Araújo e da Big Band Rags reuniu milhares de pessoas no Pátio das Escolas.

M(
Marta Costa (texto)
F(
Felippe Vaz (fotos)
14 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© NMAR UC | Felippe Vaz

“Aos que cá estão, aos que acabam de chegar”, a todos e a todas, sem exceção, a Universidade de Coimbra (UC) deu as boas-vindas. O concerto de Miguel Araújo e da Big Band Rags no Pátio das Escolas, inserido na Semana de Acolhimento e Integração, foi encabeçado pelas palavras de boas-vindas do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

O responsável máximo da instituição lembrou que “a UC só existe porque vocês [estudantes] existem”. Com mais de 700 anos de história, e a celebrar dez de classificação como Património da Humanidade da UNESCO, o Reitor garante que “o orgulho” na história não é suficiente e a Universidade continua a “olhar para o futuro”.

"A UC só existe porque vocês [estudantes] existem", afirma Amílcar Falcão.

Com uma semana repleta de atividades, "muito importante para o acolhimento dos nossos estudantes", Amílcar Falcão desejou ainda que todos "sejam felizes na passagem pela Universidade, sem esquecer que «uma vez UC, para sempre UC»".

Foi com “uma palavra especial” para quem acaba de chegar à UC que o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), João Caseiro, se dirigiu a todo o público presente. “A AAC é a partir de agora a vossa casa”, garantiu o estudante.

Com desejo de que, “acima de tudo aproveitem o que Coimbra tem de melhor”, João Caseiro sublinhou a vontade de que todos continuem “a contribuir para uma causa tão grande como a Académica”. Salientando o desporto, a cultura, o associativismo ou a ação social, o presidente da AAC referiu ainda “a história diferente e diferenciadora” que a Universidade e a AAC têm.

As boas-vindas aos “melhores anos das vossas vidas” terminaram com um académico Efe-érre-á.