Universo UC conquista estudantes

A mostra de serviços, projetos e iniciativas da Universidade de Coimbra reuniu ao ar livre mais de 80 entidades.

Maria Cano
Ana Bartolomeu
14 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Paulo Amaral

Foram centenas, talvez milhares, os jovens que confluíram para a Rua Larga na tarde do dia 13 de setembro. Objetivo? Conhecer o Universo UC.

Desde Unidades Orgânicas, passando por núcleos e secções da Associação Académica de Coimbra (AAC), juniores iniciativas ou serviços da Universidade, foram mais de 80 as entidades que se apresentaram na mostra de serviços, projetos e iniciativas da Universidade de Coimbra (UC).

“Fui à mostra da tuna de Medicina e também à iniciativa Uni Health” e estas interações deixaram-me “a refletir”, disse Nuno Eira, estudante do primeiro ano do curso de Medicina.

Os Serviços de Ação Social da UC (SASUC), uma das dezenas de entidades presentes, foram muito requisitados. Isabella Lafin, estudante Erasmus de Design e Multimédia, explicou que “está sempre procurando informações sobre a Universidade para viver realmente a experiência universitária e os SASUC ajudam realmente nisso”.

Os órgãos da AAC também estiveram fortemente representados. “Conheci a RUC” e "o Núcleo (de Estudantes) da Faculdade de Letras", explicou Rodrigo Bartolomeu, recém-chegado ao curso de Filosofia. Rodrigo acabou por se inscrever num curso da RUC - Rádio Universidade de Coimbra, juntando-se assim a uma das secções da AAC.

As entidades presentes vieram recheadas de jogos e atividades para captar a atenção dos estudantes, num dia em que não faltou animação providenciada por 14 atuações musicais.

A mostra Universo UC está integrada na Semana de Acolhimento e Integração dos novos e novas estudantes da UC. O balanço desta semana? “Experiência fantástica”, “ótima” oportunidade de “conhecer outras pessoas, outras culturas”, são apenas algumas das reações partilhadas por quem acabou de chegar ao Universo UC.

Para além da Mostra UC, a Semana de Acolhimento e Integração contou com as boas-vindas aos novos estudantes pelo Reitor da UC e presidente da AAC, um espetáculo musical com Miguel Araújo e a Big Band Rags no Pátio das Escolas, várias atividades nas faculdades e departamentos, com os Núcleos de Estudantes, e iniciativas de desporto no Estádio Universitário de Coimbra.