Universidade de Coimbra promove Semana de Acolhimento e Integração dos novos estudantes

Evento decorre entre 11 e 15 de setembro e tem como ponto alto um concerto de Miguel Araújo e da Big Band Rags, com entrada gratuita.

RS
Rui Marques Simões
07 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | François Fernandes

Realiza-se, a partir de segunda-feira, dia 11, a Semana de Acolhimento e Integração dos novos estudantes da Universidade de Coimbra. O evento, que se prolonga até sexta-feira, dia 15, inclui iniciativas em todas as Faculdades e Departamentos, um peddy-paper pela cidade de Coimbra, atividades desportivas e um concerto de Miguel Araújo e da Big Band Rags (formada por elementos da Tuna Académica da Universidade de Coimbra).

Este programa inovador tem o objetivo de facilitar a integração dos novos estudantes da UC, permitindo-lhes descobrir a cidade e conhecer melhor os espaços onde vão estudar. “Com esta iniciativa, de cariz bastante abrangente e interdisciplinar, pretendemos integrar pela positiva os novos estudantes que agora se juntam à comunidade UC. Queremos que todos se sintam em casa e daqui levem memórias felizes”, refere o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

A Semana de Acolhimento e Integração na UC inclui ações com os núcleos de estudantes da Associação Académica de Coimbra (segunda-feira, 11), o peddy-paper “Conhece a UC, Conhece Coimbra” (terça, 12), o fórum "O que quero e posso ser: estudante universitário e cidadão" (quarta-feira, 13, no Student Hub), uma Mostra de serviços, projetos e iniciativas do Universo UC (quarta, 13, na Rua Larga), atividades com o Desporto UC (quinta, 14, no Estádio Universitário) e iniciativas diárias nas Faculdades e Departamentos (que se estendem de segunda, 11, até sexta-feira, 15).

O ponto alto do programa (disponível em https://estudarnauc.uc.pt/boas-vindas/) é, no entanto, o concerto de Miguel Araújo, com a participação da Big Band Rags, agendado para quarta-feira, 13, às 20h00, no Pátio das Escolas – e com entrada gratuita. Os bilhetes para estudantes devem ser reservados, até dia 11, junto dos núcleos de estudantes da AAC, da Erasmus Student Network e da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra. Os restantes membros da comunidade universitária e o público em geral podem levantar o seu ingresso na loja do Turismo UC, no Colégio de Jesus (até dois bilhetes por pessoa e limitado ao stock existente).