Concurso de música MiniSeixas com candidaturas abertas

Primeira edição nacional do concurso tem como parceira a Universidade de Coimbra.

MC
Maria Cano
14 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

O concurso de música para Teclas MiniSeixas, feito em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), vai abrir inscrições na primeira semana de janeiro. A prova destina-se a crianças e adolescentes entre os nove e aos 17 anos que sejam alunos de cravo, órgão ou piano.

De acordo com informação veiculada pelo próprio projeto, a missão do MiniSeixas passa por “preservar e celebrar a obra do grande compositor José António Carlos Seixas, através da sua difusão pelas gerações mais novas”.

O projeto pretende reunir alunos de várias escolas artísticas a nível nacional para realizarem atividades relacionadas com a obra do compositor e também professor de música entre as famílias da aristocracia lisboeta no início do século XVIII.

Um segundo objetivo do projeto é o de “realizar um registo audiovisual da obra de Carlos Seixas para teclas, interpretada e mantida viva e atual por jovens alunos de instrumentos de tecla”.

No próximo ano será realizada a primeira edição nacional do concurso, em Coimbra, em parceria com a UC. As inscrições vão estar abertas entre a primeira semana de janeiro e dia 18 de fevereiro.

O projeto, criado pela associação cultural Órgãos de Tubos em Portugal, realizou uma edição experimental em 2023 em colaboração com o Orfeão de Leiria e destinada apenas aos seus alunos internos e externos.

Mais informações sobre o projeto e o concurso nacional em https://www.orgaosdetubos.pt/miniseixas .